Fluminense sai na frente, cede empate, mas segura o Flamengo e vai à final da Taça Rio

Tricolor avançou por ter feito melhor campanha na fase de grupos

Por HUGO PERRUSO

Fluminense está na final da Taça Rio
Fluminense está na final da Taça Rio -

 Rio - Não faltou emoção no Fla-Flu, que ficou indefinido até o último minuto. Heroico e guerreiro, o Fluminense superou a inferioridade técnica com muita organização e vontade, e conseguiu segurar o empate em 1 a 1 no Engenhão, gols de Gum e Everton, o que lhe garantiu na final da Taça Rio. Agora, o Tricolor pegará o Botafogo domingo no Maracanã, enquanto o Flamengo espera seu adversário na semifinal do Carioca.

Com a vantagem do empate, o Fluminense fez primeiro tempo quase perfeito taticamente. Segurou o Flamengo, que pouco forçou e parecia em ritmo lento. Ainda assim, o Rubro-Negro aproveitou os poucos espaços dados, mas falhou na finalização.

No reencontro com o ex-clube, Henrique Dourado teve algumas chances e não aproveitou ao cabecear mal uma bola e ao chutar sem marcação em cima de Júlio César, que fez boa defesa. Já o Fluminense, mesmo com dificuldade para criar, quase marcou em chute de Pedro e em bela jogada de Ayrton Lucas que Diego Alves salvou. No fim do primeiro tempo, Gum aumentou a vantagem tricolor ao aproveitar falha coletiva do Flamengo em escanteio para fazer 1 a 0, aos 45.

Com Vinicius Junior no lugar de Renê, o Flamengo voltou mais ofensivo para tentar a virada que o classificaria. O garoto botou fogo no jogo com lances individuais e fez o Rubro-Negro acordar e botar pressão. O Fluminense, bem organizado, segurou a pressão sem sofrer muitos sustos e também com dificuldade para puxar contra-ataques. Quando finalmente conseguiu, o Tricolor teve a chance de ampliar, mas Pedro e Gilberto isolaram em lances claros.

Apesar da pressão, o Flamengo pouco criou. Júlio César até fez uma grande defesa em cabeçada de Jonas, mas foi o Fluminense quem chegou a ampliar mas a arbitragem anulou. Pablo Dyego cabeceou após falha de em falha de Diego Alves em cruzamento, mas Gum, em condição legal, tocou na bola e o bandeira marcou impedimento de forma equivocada.

Na base do coração, o Flamengo partiu para cima na parte final e Everton empatou numa bomba ao pegar o rebote após confusão na área, aos 39. O final foi dramático, com sufoco rubro-negro. Vinicius Junior quase virou em arrancada, mas a bola passou rente à trave e o Fluminense conseguiu se segurar e comemorou muito no fim.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 X 1 FLAMENGO

Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Mauricio Machado Coelho Jr.

Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises e Eduardo de Souza Couto

Renda: R$ 548.310,00

Público: 16.923 pagantes / 18.627 presentes

Cartões amarelos: Júlio César e Pedro (Fluminense); Everton Ribeiro, Réver e Jonas (Flamengo)

Gols: Gum, aos 45min do primeiro tempo; Everton, aos 40min do segundo tempo

Fluminense: Júlio César; Renato Chaves, Gum e Ibañez; Gilberto, Richard (Douglas), Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Junior (Pablo Dyego) e Pedro (Marlon) / Técnico: Abel Braga

Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan e Renê (Vinicius Júnior); Jonas, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro (Cuéllar) e Everton; Henrique Dourado (Felipe Vizeu) / Técnico: Paulo César Carpegiani

Comentários