No extenuante calor de Bangu, um dos bairros mais quentes da cidade, o Vasco foi frio e venceu a Portuguesa por 1 a 0 — gol de Pikachu, de pênalti —, e se garantiu com uma rodada de antecedência nas semifinais da Taça Guanabara.
Além da vaga, a torcida também comemorou a estreia do meia Bruno César, principal contratação para 2019. O resultado manteve o Gigante da Colina como único time com 100% de aproveitamento no Cariocão.
"Estão todos de parabéns. Jogar às 17 horas aqui é muito ruim. Cobrar dinâmica o tempo todo é impossível. Então, fizemos isso melhor no primeiro tempo, em que não apresentávamos um desgaste total. Mas a equipe se comportou bem, apesar do placar de 1 a 0 apenas", afirmou o técnico Alberto Valentim.
Na próxima rodada, sábado, o Vasco mede forças com o Fluminense, às 19h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, cujo gramado foi trocado para a partida. A expectativa é de que o atacante Maxi López esteja em campo.
Ciente de que apostar nas bolas longas e na correria seria um baita problema por causa da 'lua' em Moça Bonita, o Vasco preferiu toques curtos e rápidos.
Aos 12 minutos do primeiro tempo, após Ribamar dividir com Adriano, a bola bateu no braço do adversário. Pênalti polêmico. Mas Pikachu, que nada tinha com isso, fez, aos 14.
Logo no comecinho da etapa final, Ribamar e Moresche tiveram oportunidades de ampliar, mas as desperdiçaram. Aos 42, já com Bruno César tentando alguma coisa, Fabinho quase empatou para a Lusinha após um belo voleio, que chegou a triscar na trave esquerda de Fernando Miguel.