Rio - Poderia ter sido mais tranquilo, mas o importante é que a tão esperada vitória aconteceu, para alívio dos mais de 21 mil alvinegros que foram ao Nilton Santos neste domingo. E eles têm que agradecer muito a Gatito Fernández: após seis meses sem jogar, o goleiro salvou o Botafogo no último lance do jogo e garantiu o placar de 1 a 0 sobre o Corinthians, gol de Rodrigo Lindoso. Com o resultado, o Glorioso acabou com jejum de quatro rodadas sem vencer, pulou para 38 pontos e se afastou da zona do rebaixamento.
Confira aqui a classificação do Brasileirão
O choro após o apito final seguido da comemoração com todos os companheiros foi a comprovação de uma vitória dupla de Gatito. Só de voltar a jogar após o drama de conviver com seguidas lesões no punho direito já merecia a festa. Mas ao se jogar na bola e tocar com o joelho em cima da linha, evitando o empate de Léo Santos, aos 49 no segundo tempo, o goleiro finalizou um dia especial de maneira épica. Só não precisava ter sido tão sofrido assim.
Desde o início o Botafogo teve o domínio completo do jogo. Contra um Corinthians que só defendia, o time de Zé Ricardo abriu o placar aos 27 do primeiro tempo, em cabeçada de Lindoso com desvio de Ralf após escanteio. Antes poderia ter marcado com Erik, que parou em Cássio.
O maior susto sofrido foi num cruzamento que Gatito saiu bem, antes de a bola chegar em Romero. O jogo no Nilton Santos estava controlado e continuou tranquilo na maior parte do segundo tempo, com o Botafogo passando a jogar mais recuado apostando na dificuldade do adversário em atacar. O Corinthians abusava dos cruzamentos e foi num deles que Roger pediu pênalti de Marcinho, não marcado.
O problema é que o Botafogo começou a complicar um jogo controlado ao não encaixar os contra-ataques, desperdiçando-os com escolhas erradas. Mesmo assim, Lindoso ainda cabeceou uma bola na trave, aos 35, na primeira chance real da segunda etapa e Pimpão chutou para fora ótima chance, no fim.
Logo depois, já nos acréscimos, o Corinthians pressionou no desespero e aproveitou a única desatenção da defesa alvinegra, até que Gatito apareceu para salvar o Botafogo e fazer jus à toda expectativa da torcida por seu retorno.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 CORINTHIANS
BOTAFOGO - Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Jean (Matheus Fernandes), Leo Valencia e Renatinho (Rodrigo Pimpão); Erik e Brenner (Aguirre). Técnico: Zé Ricardo.
CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Gabriel (Roger), Pedrinho, Ángelo Araos e Romero (Clayson); Danilo (Matheus Vital). Técnico: Jair Ventura.
GOL - Rodrigo Lindoso, aos 27 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Henrique e Léo Santos (Corinthians); Leo Valencia (Botafogo).
ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (RS).
RENDA - R$ 195.995,00.
PÚBLICO - 19.132 pagantes (21.463 no total).
LOCAL - Nilton Santos.