Em mais uma atuação pífia, digna de amadores, o Botafogo perdeu em casa para o Atlético Mineiro e se complicou no compromisso de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O apoiador Vinicius, aos 34 minutos do primeiro tempo, fez o gol da noite desta quarta-feira: 1 a 0.
A partida de volta será na próxima quarta-feira, às 21h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O vencedor pega nas quartas o La Equidad, da Colômbia. Com o resultado, o Galo se classifica com qualquer empate. Se o Glorioso devolver o placar do Niltão, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Apesar de jogar no Rio e ter a obrigação de tentar construir uma boa vantagem, mais uma vez o futebol do Botafogo foi pobre e chato. Mais bem organizado, principalmente na defesa, o Atlético Mineiro foi perigoso nos contra-ataques. Com o já famoso toque de bola improdutivo, Diego Souza, Luiz Fernando e Erik praticamente não pegaram na bola durante o primeiro tempo.
Para piorar, após demora em uma saída que começou nos pés de Gatito Fernández, o zagueiro Marcelo Benevenuto deu um presentão para Elias, que tocou para Vinícius colocar os visitantes em vantagem. Foi a deixa para as vaias aparecerem de vez nas arquibancadas do Nilton Santos.
Na etapa complementar, o técnico Eduardo Barroca trocou João Paulo por Igor Cássio e Gustavo Bochecha por Luiz Fernando. De nada adiantou, muito pelo contrário. Além de os visitantes terem o segundo gol anulado após falta em Marcelo Benevenuto — com auxílio do Árbitro de Vídeo —, o seu companheiro de zaga, Joel Carli, foi expulso depois de agressão em Papagaio, isso sem contar em uma bola no travessão de Gatito Fernández, que também salvou outra chance clara dos mineiros. Definitivamente, outra uma noite para o Botafogo esquecer.