Rio - Valorizar o professor e a escola, despertando nos alunos o interesse pela ciência. É esse o ponto de partida da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que chega à 12ª edição no Cefet Maracanã. O evento gratuito é organizado pela Fundação Cecierj e reúne estudantes de instituições públicas e privadas.
"A feira é extremamente importante para despertar talentos para ciência", diz a vice-presidente científica da Fundação Cecierj, Mônica Santos Dahmouche.
Um comitê científico, formado por professores e pesquisadores da área, vai avaliar 157 trabalhos. No fim da feira, os participantes receberão um certificado - os melhores projetos vão ser premiados.
O evento tem o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mcti) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ.
Serviço:
Local: Cefet Maracanã (Rua General Canabarro, 485)
Dia: sexta-feira (30)
Abertura da XII FECTI, no auditório 1 do Cefet: às 9h
Exposição dos trabalhos: das 10h às 17h
II Encontro com professores Fecti: das 14h às 16h, mesa-redonda com o tema "Desenvolvimento de projetos de pesquisas pelos estudantes nas escolas"
Dia: sábado (1)
Exposição dos trabalhos: das 10h às 16h
Oficinas para os professores orientadores da XII FECTI: das 10h às 11h30 (oficinas ministradas pelos professores da Praça da Ciência Itinerante)
Banda do CETEP Marechal Hermes: das 15h às 16h, no auditório
Encerramento e premiação: das 16h às 17h, no auditório