Investigações da polícia apontam a região de Costa Barros e arredores como uma das mais críticas pela concentração de dois crimes que espalham morte e terror pelo Rio: o tráfico drogas e o roubo de carga.
Segundo a polícia, por ser um território amplo, que divide bairros como Pavuna, Costa Barros e Barros Filho, a região favorece a entrada e a saída de drogas, armas e caminhões de carga no Chapadão e na Pedreira. O fácil acesso à Avenida Brasil e à Via Dutra favorece a ação dos bandidos.
O roubo de cargas se tornou um dos maiores geradores de receita para o tráfico nos últimos anos. Como o combate ao crime aumentou e os números de roubos caíram este ano, as facções também duelam para unificar Pedreira e Chapadão e o dinheiro arrecadado por lá.
Nos oito primeiros meses deste ano, a região registrou 426 roubos de cargas. No mesmo período de 2018, o número foi 473. Mesmo com a queda de 9,9%, a polícia acredita que a modalidade ainda é alvo dos criminosos. A corporação informou que segue trabalhando para identificar grupos que atuam na região.
Um dia antes da guerra, a Polícia Civil fez uma ação contra o roubo de cargas na região. Dez pessoas foram presas. O grupo é investigado por ter movimentado cerca de R$ 850 mil em apenas seis roubos.
Polícia crê em mais mortes
A invasão de bandidos na Pedreira mudou a rotina de escolas, creches e unidades de saúde da região. A Secretaria municipal de Saúde confirmou o fechamento de quatro unidades e restrições em três delas. Já a Secretaria municipal de Educação também confirmou o fechamento de unidades por causa da "sensação de insegurança" na região.
"Pela sensação de insegurança nas comunidades e seguindo o protocolo Acesso Mais Seguro implementado nas escolas pela Secretaria municipal de Educação em parceria com a Cruz Vermelha Internacional, as unidades de ensino não estão funcionando neste momento", a pasta disse, em nota.
O coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Gustavo Felipe Miranda, disse que a guerra entre facções Rio tem sido o principal fator para afastar os professores das escolas implantadas dentro das comunidades.