A pandemia da Covid-19 fez com que os religiosos se reinventassem durante os períodos de comemorações. Esse ano, por exemplo, a tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está sendo de uma forma diferente. Para evitar aglomeração de pessoas na famosa festa de rua no Centro da cidade, o padre Renato Gentile, Vigário da Diocese de Caxias, optou pelo uso das redes sociais para abençoar os devotos.
"Uma festa com um alto número de pessoas aglomeradas não é o ideal para o momento. Não podemos facilitar para que a doença continue se espalhando. É um momento de solidificar a igreja doméstica. É importante ressaltar que as pessoas aproveitem esse momento e celebrem o amor sem que tenha medo", disse o líder.
O dia do padroeiro é hoje, mas as comemorações para saudar o Santo dos milagres, conhecido como Santo casamenteiro, Protetor dos pobres e Protetor das coisas perdidas, começaram ontem. As missas, transmitidas pelo Facebook, foram acompanhadas pelos fiéis que permaneceram em suas casas. Houve entrega de comidas para o jantar de Dia dos Namorados e a igreja disponibilizou, online, a receita do pãozinho de Santo Antônio.
A festa continua hoje, com a missa dos Trabalhadores a partir das 6h. A programação do dia se encerra com uma missa para abençoar os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, e também pelas vítimas. A igreja iniciou uma campanha para arrecadar alimentos e distribuir para famílias que precisam. Os fieis devem entregar na Catedral e entre os dias 15 e 20 de junho.