Mais Lidas

Bovinocultura será nova disciplina da Escola Agrícola de Rio das Ostras

A bovinocultura ensinará sobre técnicas para a criação de bovinos

Bovinocultura será ensinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de Escola Agrícola
Bovinocultura será ensinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de Escola Agrícola -
Rio das Ostras - Uma parceria entre a Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco, localizada na zona rural de Rio das Ostras, e o Sítio Santa Isolina vai propiciar aulas mais interessantes para os alunos do 9º ano da unidade. Nesta etapa de escolaridade, uma das disciplinas que passará a integrar o currículo é a bovinocultura, ensinando sobre técnicas para a criação de bovinos.

De acordo com o diretor da Escola Agrícola, Felipe Viana, no Sítio Santa Isolina é praticada a bovinocultura com ênfase no gado de leite. A produção leiteira na propriedade utiliza o manejo agroecológico, fato que chamou a atenção da gestão da unidade de ensino.

Segundo Felipe, desde 2019 o professor de Práticas Agrícolas, Ciro Marçal, já havia demonstrado interesse nessa parceria, com o objetivo de aprimorar o aprendizado dos alunos quando esses chegassem ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“Em 2021, a Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco iniciou sua primeira turma de 9º ano e a parceria começou a tomar corpo. Apesar do momento em que vivemos, com a pandemia do novo coronavírus, a montagem da proposta pedagógica da escola não pode parar e a busca pelas parcerias continua”, diz o gestor.

Durante visita ao sítio, em março, Felipe esteve com o neto dos proprietários, Lucas Toledo Costa, que introduziu na propriedade a bovinocultura e a produção de leite agroecológico.

“Lucas nos atendeu com toda atenção e paciência, além de debater conosco como poderíamos, quando o cenário sanitário nos permitir, estabelecer uma parceria entre o Sítio Isolina e a Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco”, afirmou.

SÍTIO SANTA ISOLINA - O Sítio Santa Isolina fica localizado às margens da RJ 162 (Rodovia Serramar), em Casimiro de Abreu. Há alguns anos integra o circuito “Acolhida na Colônia”, projeto de agroturismo, e oferece, como um dos diversos atrativos, a agroecologia. No site https://acolhida.com.br/destinos/rio-de-janeiro/casimiro-de-abreu/sitio-santa-isonlina/ é possível conhecer um pouco mais do sítio de 25 hectares.

NOVOS PARCEIROS - Outras parcerias estão sendo planejadas pela gestão da Escola Agrícola, como, por exemplo, com a Universidade Federal do Norte Fluminense – Uenf, que tem curso de Medicina Veterinária e um Hospital Veterinário de referência em Campos dos Goytacazes.

Com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está sendo articulada essa parceria para criar um circuito que beneficie o produtor, os alunos da Escola Agrícola e a Universidade. “O trânsito de conhecimento aliado à prática enche nosso coração de esperança, pois essa união ficará para sempre como um legado para toda a sociedade”, conclui Felipe.