Rio - O Ministério da Saúde lançou neste sábado (20), na Cidade das Artes, na Barra, a campanha de Mega Vacinação contra a covid-19. Até o dia 26, os postos de saúde do país estarão focados em aplicar a segunda dose em quem ainda não tomou. Cerca de 21 milhões de brasileiros estão aptos para recebê-la. No Rio, esse número é de cerca de 600 mil.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, participam da cerimônia de lançamento da campanha. "Esse sábado é muito importante pra cidade. A gente espera vacinar neste próximo fim de semana cerca de 100 mil pessoas. Temos mais de seis mil profissionais de saúde mobilizados", afirmou Soranz.
No Rio, dos 600 mil aptos a receber a segunda dose, 380 mil são adolescentes que não voltaram aos postos. Um deles é Guilherme Matos, de 12 anos, que tomou a segunda dose da Pfizer para ter a oportunidade de voltar a frequentar o Maracanã. "Ele quer voltar a fazer atividades, como jogar bola, frequentar estádio, fazer as coisas do dia a dia. Estava empolgado para tomar. Tentamos vir durante a semana, mas ele tinha prova, então aproveitamos o evento", disse a mãe Daniela Matos.
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga aproveitou para tomar a dose de reforço - foi a Pfizer, depois de duas doses de Coronavac. A médica paraibana Daniela Queiroga, filha do ministro, também recebeu o reforço, assim como o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe. Queiroga afirmou que o Brasil é um 'case de sucesso' no combate à pandemia.
"Recebi a missão do presidente Jair Bolsonaro de pôr fim ao caráter pandêmico. Nós só faremos isso se trabalharmos juntos por uma pátria vacinada. O Brasil tem sido hoje um case de sucesso. Isso só é possível graças a extraordinária força do SUS", afirmou o ministro.
Ao fim da cerimônia, um mimo: Queiroga recebeu - e vestiu - uma camiseta personalizada com o seu nome da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, convidada para a cerimônia. A agremiação do bairro do Tanque desfile na Série Ouro, o grupo de acesso.