Volta Redonda - O Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD) foi reinaugurado nesta sexta-feira, dia 1º, em Volta Redonda. O espaço da rede de proteção social especial da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) oferece atendimento a pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro do Autismo, de 18 a 59 anos.
O local recebeu o nome do ex-aluno da unidade, Lucas José Villela Braga, que foi inserido no CAPD em 2006, na oficina de jornal. O CAPD, no bairro Jardim Paraíba, tem cerca de 130 usuários inscritos e proporciona oficinas de mosaico, marcenaria, artesanato, pintura, desenho, além de atendimentos específicos para a socialização e convivência.
Também oferece atividade de psicomotricidade com professores de Educação Física, visando desenvolver as relações pessoais e sociais; e ainda de grupos operativos, que são reuniões com temas propostos por eles mesmos.
O serviço do CAPD tem visa promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos participantes, que são acompanhados por uma equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados.
A coordenadora do CAPD, Beth Melo, agradeceu pela reforma do espaço e a todos que auxiliaram na preparação para a retomada das atividades na unidade.
“Quero agradecer todo o apoio que venho recebendo da equipe da Smac e também dos familiares dos usuários. Essa é uma causa da qual sou militante e nunca vou soltar a mão de vocês”, disse a coordenadora.
Munir Francisco, que deixou a Smac nesta sexta-feira, dia 1º, falou sobre a importância desse dia para população de Volta Redonda.
“Através das atividades lúdico-recreativas desenvolvidas no CAPD, é possível construir a autonomia, a melhora da qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência, oportunizando a socialização e o desenvolvimento da autonomia e independência dos usuários. Por isso é muito importante que esse espaço volte a funcionar. Quero agradecer a todos que ajudaram a fazer essa reforma, pois quando reassumimos o governo, encontramos essa unidade totalmente destruída. Em pouco mais de um ano reconstruímos a assistência na cidade”, falou Munir.
A mãe do homenageado, Dona Eny Villela Braga, agradeceu ao governo municipal pelo local receber o nome do seu filho.
“Achei que era apenas uma sala pequena que iria receber o nome do meu filho. Estou muito emocionada em saber que, na verdade, a unidade recebeu o nome dele”, contou dona Eny, que recebeu uma cópia do Decreto Municipal e flores da coordenadora do CAPD.
O assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira, comentou sobre o trabalho realizado pela equipe da Smac.
“Há pouco mais de um ano a assistência social de Volta Redonda voltou a funcionar. No governo anterior tudo estava fechado e destruído. Hoje estamos aqui reinaugurando mais um espaço responsável por um serviço tão importante para os moradores de Volta Redonda”, falou Deley.