Dois policiais militares morreram e outros dois ficaram feridos durante uma operação no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã de ontem. Os dois chegaram a ser socorridos ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, mas não resistiram aos ferimentos.
De acordo com a Prefeitura de Duque de Caxias, os cabos Raphael Queles Teixeira Cardoso, de 34 anos, e Leandro dos Santos Lopes, 36, já chegaram à unidade de saúde sem vida. O terceiro agente ferido, identificado como o primeiro-tenente Marques, 33, atingido no rosto e no ombro esquerdo, foi socorrido e liberado do hospital.
Já o quarto PM, Fábio dos Santos Teles, foi socorrido ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e, segundo a Secretaria de Saúde de Caxias, deu entrada na emergência da sala Vermelha com ferimentos de bala no punho e mão esquerdos. Ele foi transferido para Hospital Adão Pereira Nunes, onde passa por cirurgia. De acordo com o comandante do 20º BPM, Ângelo Barbosa, o policial teve a mão esfacelada por um ferimento de bala disparado por um fuzil 762.
O confronto começou logo no início da ação, quando viaturas policiais foram atacadas a tiros por criminosos em um dos acessos da comunidade. Familiares e colegas de farda foram até o hospital na manhã de ontem, onde, sob forte emoção, muitos choravam na porta da unidade de saúde.
O cabo Cardoso e o cabo Leandro Lopes estavam apoiando a operação e eram lotados no 20º BPM (Mesquita), cujo Comando está prestando apoio às famílias dos agentes. Os dois ingressaram na corporação em 2013.