O setor de Turismo cresceu 8,8% no terceiro trimestre de 2018 entre as franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para aqueles que vão aproveitar o início do ano para abrir um negócio neste segmento, uma boa opção são os modelos de baixo custo.
A CI, por exemplo, oferece até mochilão para o exterior. A empresa ainda oferece pacotes para cursos de idiomas, estudo e trabalho fora do país. Há quatro modelos de franquias: home office, express, microfranquia e padrão (ambas no formato loja). No caso do home office, o investimento inicial é de R$ 3,3 mil.
O Encontre Sua Viagem, rede especializada em buscas de passagens e hotéis, também aparece como opção para investidores. A empresa faturou R$ 80 milhões em 2018, representando um crescimento de 10%. A expectativa é aumentar o faturamento em 30% neste ano com novas franquias. "É cada vez maior a procura por negócios próprios que mesclam satisfação e qualidade de vida. O modelo home office, onde o franqueado trabalha de casa, é nossa grande aposta", comenta Henrique Mol, diretor executivo da empresa.
De acordo com a ABF, o brasileiro não deixou de viajar. Entretanto, devido à alta do dólar, muitos preferiram relaxar dentro do próprio país. Apesar da mudança de comportamento dos turistas, Mol está confiante no mercado. "Este será o ano para o empreendedor tirar do papel a ideia de ter algo próprio", afirma.