Onze suspeitos foram presos nesta quarta-feira na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, durante uma operação do 17º BPM (Ilha), do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e das unidades subordinadas ao Comando de Operações Especiais (COE). De acordo com a Polícia Militar, sete homens foram presos no momento em que tentavam escapar pela Baía de Guanabara.
A ação de hoje foi planejada a partir de dados compilados pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Estado da PM e pela Polícia Federal. O batalhão da área realizou ações nas principais vias de acesso ao bairro.
Segundo a PM, policiais tentaram abordar um carro, mas seus ocupantes atiraram nos militares e houve confronto. Eles conseguiram fugir. Ainda em buscas nas vias, os militares localizaram o carro usado pelos criminosos, ele foi abandonado com um fuzil em seu interior.
O CPAm fez o cerco preventivo nos limites entre a Ilha e a Baía de Guanabara. Durante patrulhamento, um barco com sete pessoas foi interceptado. Após revista, dois fuzis, carregadores com munições e outros materiais foram apreendidos. Os sete homens foram presos.
Equipes do COE atuaram no interior da comunidade Morro do Dendê, na Ilha, e lá, os policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam cerca de 30 quilos de drogas e outras três pessoas foram presas. As ocorrências foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Federal, na Praça Mauá.