Um policial militar foi baleado durante a operação que a PM faz no Complexo do Alemão, desde o início da manhã desta quarta-feira. De acordo com a corporação, o cabo Felipe Brasileiro Pinheiro, de 34 anos, foi atingido por dois tiros no peito, quando criminosos armados atiraram contra os agentes na localidade conhecida como Chuveirinho, na favela Nova Brasília.
O cabo, que é do Grupamento de Intervenção Tática (GIT), foi levado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), na Penha. Ele passou por cirurgia e, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde, ele está internado na unidade em estado grave.
O PM já havia sido baleado, junto com outros dois colegas, também no Alemão, no último dia 3 de março, durante um patrulhamento na localidade conhecida como Fazendinha. Na ocasião, o cabo Rafael dos Santos Neves, 39, foi atingido no tórax e não resistiu aos ferimentos.
Pelo menos três suspeitos morreram durante confronto com policiais até agora. A identificação deles não foi revelada.
A operação no Alemão começou pouco antes das 6h com um intenso tiroteio. Os disparos na região foram ouvidos até pelo menos às 10h.
A ação é realizada pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e tem o apoio de agentes dos batalhões de Ações com Cães (BAC), de Polícia de Choque (BPChq) e de Operações Policiais Especiais (Bope), além do Grupamento Aeromóvel (GAM). A operação é feita para a retirada de bases da UPP na região.
Veja o que foi apreendido até o momento:
. 3 pistolas com numeração raspada
. 41 granadas caseiras
. 12 carregadores
. 62 munições
. 3 pistolas com numeração raspada
. 41 granadas caseiras
. 12 carregadores
. 62 munições
Em vídeos divulgados pelo aplicativo "OTT-RJ" é possível ouvir parte do tiroteio; confira!
AUMENTO DE TIROTEIOS
Um levantamento feito pelo aplicativo "Onde Tem Tiroteio" revela que até o momento, houve 303 registros de tiroteio no Complexo do Alemão. No mesmo período do ano passado, foram 127 casos. O aumento foi de 138%.
PM MORTO
Com o caso do cabo Felipe, o Estado do Rio teve pelo menos três policiais militares baleados nas últimas 24 horas. No caso mais grave, o sargento Balbino foi morto durante uma tentativa de assalto em um posto de combustível às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na altura de Resende, no Sul Fluminense, nesta madrugada.
Já na manhã de ontem, o cabo Fred foi baleado na perna esquerda durante uma ação do 25º BPM (Cabo Frio), na Favela do Lixo. Na ocasião, dois suspeitos foram mortos.