Um lança-rojão com calibre de 84 mm (AT-4) de fabricação suíça foi apreendido na manhã desta terça-feira pela Polícia Civil na Comunidade Parque Floresta, na Caixa D’água, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No armamento estão inscritos símbolos da facção criminosa Comando Vermelho e da "Tropa do Jogador".
De acordo com a Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), a arma tem capacidade de derrubar um avião e estava escondido em uma casa da comunidade. O lança-rojão era utilizado para intimidar uma facção rival, moradores e comerciantes.
A apreensão decorre de uma denúncia anônima. Houve confronto e até agora, não há informações sobre prisões.
Segundo manual do Estado-maior do Exército, o AT-4 é um armamento que utiliza o porta-tiro como lançador, sendo descartável após o uso. O disparo é feito do ombro do atirador nas posições de pé, ajoelhado, sentado ou deitado. O AT-4 dispara uma granada de alto explosivo anticarro eficaz contra alvos blindados.
O lança-rojão foi projetado para ser empregado prioritariamente contra viaturas blindadas e mecanizadas. Devido ao seu alcance, a sua alta probabilidade de acerto, e à sua grande letalidade ( explosão, sopro e estilhaçamento) poderá ser empregado sobre alvos que não sejam viaturas blindadas ou mecanizadas, tais como: posição de m