Itália - O papa Francisco lançou ontem sua terceira 'exortação apostólica', que é um conjunto de recomendações dirigidas aos fiéis que não chegar a alterar a doutrina da Igreja. A 'Gaudete et Exsultate' é uma espécie de manual de como ser um bom católico frente aos desafios do século XXI.
O papa, que já havia prometido uma "igreja pobre para os pobres", renovou seu compromisso com os esquecidos, os imigrantes e as vítimas das novas formas de escravidão. O documento se dirige às pessoas comuns e usa linguagem simples e pedagógica.
Mesmo sem possuir computador e televisão, o papa Francisco fala no documento sobre os efeitos de uma sociedade hiperconectada e fala de fenômenos típicos da vida virtual, como a violência verbal nas redes sociais, a tendência para a agressão, o egocentrismo e as fake news, tratadas como difamação e calúnia.
O papa elogia a vida simples e o bom humor. Já o grande pito, o papa reservou aos "indiferentes". "Não podemos planejar um ideal de santidade que ignore a injustiça deste mundo, onde alguns festejam, gastam alegremente e reduzem sua vida às novidades de consumo, ao mesmo tempo que outros apenas observam de fora, enquanto sua vida passa e se acaba miseravelmente".