Washington - A atitude dos presidentes francês, Emmanuel Macron, e americano, Donald Trump, durante a visita do europeu aos Estados Unidos, virou motivo para memes e piadas dos comediantes dos dois lados do Atlântico. Abraços e beijos, estranhos e intermináveis apertos de mãos, gestos afetuosos, tudo isso foi observado nos encontros entre os líderes.
O pano de fundo das piadas são as muitas aventuras extraconjugais atribuídas ao 45º presidente americano. "Alguma vez você o viu tocar alguém assim? Fez a versão Stormy Daniels", lançou Jimmy Kimmel na ABC, se referindo à atriz pornô que esteve envolvida com Trump.
"Quando o presidente Emmanuel Macron saudou o presidente Trump, ele o beijou nas duas bochechas. Por reflexo, Michael Cohen apareceu imediatamente e deu US$ 130 mil a Macron", acrescentou no mesmo tom Conan O'Brien, na TBS, se referindo ao advogado do presidente e ao valor que ele deu à ex-amante de Trump.
DISCURSO SOBRE IRÃ
Ontem, Macron esteve no Congresso e fez um discurso no qual abordou dois temas principais, contrariando em muitos pontos a visão do amigo Trump: o acordo nuclear com o Irã e o Acordo Climático de Paris. Ele reafirmou que o Irã não poderá ter armas nucleares "nem agora, nem daqui a cinco anos". Porém, o francês ponderou que é necessário respeitar a soberania dos países do Oriente Médio e não entrar em guerras desnecessárias. "O acordo com o Irã não atende todas as nossas preocupações. Mas não devemos desistir dele sem algo palpável para substitui-lo", disse Macron.