Pezão vai para Brasília para discutir intervenção no Rio
Antes de embarcar, governador se reuniu com cúpula de segurança pública do estado para comunicar sobre a intervenção federal
Por O Dia
Rio - O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, foi para Brasília onde se encontrará com o presidente Michel Temer para discutir os detalhes da intervenção federal na segurança pública do Rio.
Antes do embarque, Pezão se reuniu com a cúpula de segurança do estado na sua residência oficial, o Palácio Laranjeiras, na Zona Sul. Na pauta, a comunicação sobre a decisão da intervenção do Governo Federal para tentar frear a violência no Rio.
A reunião foi com portas fechadas e não foi dado detalhes sobre o que foi discutido. Na mesma reunião, foi tomada a decisão de afastar de suas funções o secretário de Segurança Roberto Sá. Entretanto, além de Sá, os representantes de outras forças devem seguir, por enquanto, nas suas funções, até que seja traçado como será o plano de segurança para a intervenção.
A intervenção federal na segurança pública do Rio foi decidida no início da madrugada desta sexta-feira em uma reunião do presidente Michel Temer com ministros e parlamentares. O Exército passará a ter responsabilidade sobre as polícias, os bombeiros e a área de inteligência do Estado, inclusive com poder de prisão de seus membros, sob a figura do general do Exército Walter Braga Netto. O decreto que regulamenta a medida será publicado nas próximas horas e tem validade imediata.
O oficial vai substituir o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), na área de segurança. A decisão do governo federal contou com o aval de Pezão. O presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), deve convocar sessão para que as duas Casas Legislativas aprovem ou rejeitem a intervenção em dez dias.