Light se compromete a regularizar energia el�trica

Empresa participou de reuni�o com Nudecon, em raz�o das reclama��es feitas ao �rg�o por consumidores que ainda n�o tiveram o servi�o restabelecido

Por O Dia

Piedade, ainda enfrenta problemas com a falta de luz
Piedade, ainda enfrenta problemas com a falta de luz - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Rio - A Light tem até esta quarta-feira, para restabelecer a energia nas casas e estabelecimentos comerciais atingidos pelas chuvas da madrugada da quinta-feira passada. O prazo foi definido, na tarde desta terça-feira, em uma reunião entre os integrantes do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) com a diretoria da empresa.

O encontro foi solicitado pelo Nudecon em razão das reclamações feitas ao órgão por consumidores que ainda não tiveram o serviço restabelecido. Na reunião, a defensora Patrícia Cardoso, que coordena o Núcleo de Defesa do Consumidor, entregou uma recomendação prevendo a normalização do serviço em um prazo de até seis horas. Às 17h desta quarta, os representantes da Light voltam a se reunir com os defensores para apresentar o resultado das medidas acordadas.

Entre as providências definidas, a Light se comprometeu a criar de forma imediata – e ainda nesta terça – um canal de atendimento às pessoas atingidas pelas chuvas da semana passada. Elas serão direcionadas para esse canal ao ligarem para o telefone de emergência 0800 021 0196 (opção 9).

"A reunião foi muito importante e produtiva na medida em que a recomendação da Defensoria Pública foi efetivamente atendida pela Light, que se comprometeu a criar de imediato um canal de atendimento para os casos de falta de luz ainda não resolvidos. Além disso, pudemos acompanhar o problema, por meio de gráficos, e entendemos que com a criação do novo canal os casos de falta de luz por causa das chuvas de semana passada estarão praticamente finalizados até amanhã", destacou Patrícia Cardoso.

Na reunião, a Light prestou todos os esclarecimentos a respeito do trabalho que está sendo feito para restabelecer o serviço para os clientes que ficaram sem energia. A empresa informou que a área de relacionamento com o cliente irá fazer uma busca ativa dos 292 consumidores registrados nos sistemas da empresa que ainda estão pendentes de solução. Segundo a empresa, com base neste contato, a Light terá condições de priorizar o que estiver dentro do campo de ação dela, ou seja, os casos que não dependam de outras concessionárias e que não estejam dentro de área de risco.

Idoso morre após aparelho para respirar não funcionar por falta de luz em Bonsucesso

O aposentado João Lopes Pina, de 72 anos, morreu no último final de semana, em Bonsucesso. Portador de um problema respiratório crônico ele ficou sem o respirador por falta de luz — o equipamento funcionava por energia elétrica — devido ao temporal da última quarta-feira que arrasou a cidade. Família contou que pediu ajuda várias vezes à Light e à Comlurb mas que nada foi feito e João morreu sábado, três dias depois das chuvas. Uma semana depois do temporal a residência da família ainda permanece sem luz.

João foi enterrado no último domingo, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Segundo Maria Ivanilda, a interrupção da energia foi causada pela queda de uma árvore que caiu na fiação da Rua Aguiar Moreira, onde ela mora. Ele começou a passar mal na quarta, à noite. O aposentado foi levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, onde foi atendido, medicado e transferido para uma unidade particular. Na quinta-feira, João voltou para casa.

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