Informa��o conectada

Grupo passa a usar mesma plataforma para integrar jornais O DIA, MEIA HORA, sites e redes sociais. Com maior interatividade, reda��o ter� n�cleo de monitoramento

Por

o dia online
o dia online -

Rio - A partir de hoje, o Grupo O DIA de Comunicação dá início a uma nova etapa. Mais conectada à internet, a redação passa a atuar em conjunto, integrando O DIA, MEIA HORA e o ambiente online dos dois jornais. É a digitalização da informação do século 21, garantindo interatividade e informações que podem ser dadas em primeira mão durante as 24 horas do dia com o auxílio de um núcleo de monitoramento conectado em uma mesma base de dados. A lógica é simples: quando a informação chegar, ela poderá ser publicada no ambiente online, garantindo compartilhamentos e audiência.

As alterações foram pensadas a partir de um estudo de acesso e comportamento dos leitores. A informação passa a ser trabalhada em uma plataforma tecnológica única, com o mesmo sistema de edição, permitindo uma integração entre todos os ambientes. Com isso, é possível garantir mais agilidade e uma checagem em tempo real às notícias que aparecem em grupos do WhatsApp ou em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Marcos Salles, presidente do Grupo O DIA de Comunicação, diz que o momento é de fortalecimento online da empresa com um foco bem definido: o Rio de Janeiro. "Se as pessoas quiserem estar bem informadas sobre o Estado, precisam estar conectadas ao DIA Online e ou ao MEIA HORA Online. Vamos passar informações de domingo a domingo, em tempo real. Estamos nos posicionando fortemente no ambiente online, mas sem deixar de lado o impresso", explica.

Credibilidade

Segundo ele, a empresa estava sendo preparada para fazer essa integração nos últimos dois anos. "Agora, estamos prontos para agir de forma mais atuante nesse mercado. As pessoas estão se questionando sobre o que aparece na internet. Só os veículos de comunicação podem passar informações de qualidade e com credibilidade", diz Salles.

As mudanças na redação permitem que o mesmo jornalista possa publicar conteúdo para jornal, site e redes sociais em um sistema único, multimídia e multiplataforma. "A implementação de uma plataforma integrada permite que a gente publique conteúdo de maneira mais ágil no jornal, site e redes sociais. A rapidez é fundamental para a internet", argumenta Luiz Mendes, diretor de Tecnologia e Mídias Digitais do grupo.

Impacto na reda��o e no comercial

As mudan�as ter�o impacto direto na reda��o e no comercial. Na Copa do Mundo, a aposta � em uma parceria com uma equipe que enviar� v�deos diretamente da R�ssia. Colunistas como Leo Dias e Paulo Capelli, do Informe do DIA, tamb�m poder�o enviar not�cias em tempo real, de qualquer lugar. Os anunciantes estar�o mais integrados ao universo digital da empresa.

Na reda��o, a credibilidade da checagem das chamadas fake news � palavra de ordem. "O nosso papel � ter um online mais �gil para evitar a propaga��o de informa��es falsas na internet. A nossa meta � integrar a produ��o de not�cias na reda��o", explica Francisco Alves Filho, editor-chefe do Jornal O DIA.

Essa credibilidade tamb�m tem impacto comercial, inserindo automaticamente os anunciantes na internet. "Hoje, mais de 70% dos nossos clientes j� transitam no universo digital. Esse esfor�o editorial permitir� que toda a nossa base possa aproveitar os benef�cios dessa audi�ncia", projeta Daniel Penalva, diretor de publicidade.

CONCURSO VAI ELEGER MELHORES FOTOS DA CIDADE

O pontap� inicial na busca por uma maior interatividade com o leitor come�a hoje, no dia do anivers�rio da cidade, com o projeto 'Foco no Rio'. A iniciativa surgiu em uma parceria com o movimento Carioca10 fazendo bonito pelo Rio. O objetivo � revelar cenas do cotidiano, expressadas em fotos feitas pelo celular nos quatro cantos da cidade. Paisagem, grafite e cenas urbanas podem ser retratadas pelo olhar do carioca.

As imagens devem ser postadas no Instagram dos pr�prios leitores com a #FocoNoRioCarioca10 at� as 17h do dia 21 de mar�o, com informa��es sobre a regi�o onde a foto foi feita. Os perfis do Carioca 10 (@carioca_dez) e do jornal O Dia (@odiaonline) tamb�m devem ser mencionados. Ao longo de todo o projeto, as fotos postadas para o concurso tamb�m ser�o publicadas nas redes sociais do Jornal O DIA.

Cada regi�o do Rio de Janeiro ser� representada por cinco finalistas. Os autores das quatro melhores fotos de cada zona da cidade ser�o escolhidos por um j�ri composto por fot�grafos profissionais e ganhar�o um celular Samsung J7 Prime 32 GB cada. Os 20 finalistas ainda participar�o de uma elei��o online no Instagram do DIA.

O autor da imagem mais curtida ser� fot�grafo por um dia na reda��o do jornal. O regulamento completo pode ser consultado no site www.carioca10.com.br.

Galeria de Fotos

o dia online ARTE KIKO
Mudan�as garantem agilidade e apura��o em tempo real na reda��o Alexandre Brum

Coment�rios

�ltimas de Rio de Janeiro