Para alcançar a meta de imunizar mais 4 milhões de pessoas contra a febre amarela apenas 10 milhões foram vacinadas no Rio, todos os postos de saúde do estado ficarão abertos das 8h às 17h, amanhã, em mais um dia D de vacinação. Mas mesmo após a mobilização estadual, a campanha vai continuar por tempo indeterminado.
O site www.febreamarelarj.com.br, do governo do estado, tem o endereço de todos os locais de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as 232 unidades de saúde estarão em funcionamento. Nas outras regiões do estado, vão funcionar postos, clínicas da família, 29 UPAs e tendas montadas em pontos estratégicos. A dose usada na campanha continua sendo a fracionada.
REGISTRO DE 48 óbitos
O estado do Rio já soma 48 mortes em decorrência da febre amarela neste ano. Foram registrados 108 casos da doença silvestre em humanos em 21 municípios no mesmo período.
Angra dos Reis é a cidade com mais óbitos: 11, em 24 casos, sendo a maioria de Ilha Grande. Valença tem 18 registros e seis óbitos, o mesmo número de mortos em Teresópolis, que tem 13 vítimas da doença.
Depois de longas semanas com lotação nos postos, após o Carnaval a demanda pela vacina caiu. Os órgãos de saúde acreditam que a queda na procura pela imunização seja as inúmeras reações da vacina, o que acaba causando receio nas pessoas.
Pessoas de dois até 59 anos, mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças maiores de seis meses e pessoas com mais de 60 anos, após avaliação médica, deverão tomar a dose fracionada. Já crianças de nove meses até dois anos, pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras), gestantes e viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação), devem tomar a dose completa.
As restrições para vacina são em crianças com menos de oito meses, lactantes e pessoas que tenham baixa imunidade.