Rio - Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) realizam uma operação na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, na manhã desta terça-feira. Um veículo blindado dá apoio aos militares na ação. Não há registro de confrontos, prisões ou apreensões. De acordo com a Polícia Militar, o objetivo da ação é checar informações do Setor de Inteligência e coibir ações de criminosos na região.
Nesta segunda, o Exército disse que voltará à comunidade para fazer uma nova retirada dos obstáculos colocados por traficantes após a saída dos militares da favela. A informação foi confirmada pelo coronel Carlos Cinelli, porta-voz do Comando Militar do Leste.
Ainda segundo o coronel, a ação ainda não tem data para acontecer. "Quando, ainda não está certo, mas é claro que em algum momento isso acontecerá", disse Cinelli ao DIA.
A medida ocorrerá após a morte do idoso Valdir Vieira da Silva, de 66 anos, que foi baleado durante um confronto entre traficantes e policiais da UPP no domingo. No mesmo conflito, uma mulher, de 40 anos, foi ferida na coxa esquerda. As duas vítimas chegaram a ser levadas para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. Valdir morreu na unidade e a mulher recebeu alta após o atendimento.
Retirada de barricadas
No sábado, a Vila Kennedy foi alvo de operações das Forças Armadas. As operações contaram com milhares de militares, que destruíram barricadas do tráfico de drogas e revistaram veículos e moradores. Cinco pessoas foram presas, duas por desacato e desobediência. Outras duas pessoas foram presas em flagrante por posse de drogas e uma tinha mandado de prisão em aberto. Horas após a operação, as barricadas destruídas foram colocadas novamente pelo tráfico.