Novo coordenador assume comando das UPPs

Em meio ao possível esvaziamento das Unidades de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Figueredo de Lacerda assume coordenação no lugar do também coronel Samir Vaz Lima, que assumirá o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Niterói

Por O Dia

Cerimônia de passagem de comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) aconteceu na manhã desta terça-feira
Cerimônia de passagem de comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) aconteceu na manhã desta terça-feira -

Rio - O novo coordenador que vai comandar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) assumiu o posto na manhã desta terça-feira na sede do programa, em Bonsucesso. O coronel Rogério Figueredo de Lacerda assume coordenação do projeto no lugar do também coronel Samir Vaz Lima, que assumirá o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Niterói. 

A mudança acontece em meio ao possível esvaziamento das Unidades de Polícia Pacificadors. Hoje foi anunciado pelo Comando Conjunto da intervenção na Segurança do Rio que o policiamento na Vila Kennedy, favela com UPP, será realizado pelo 14º BPM (Bangu). As Forças Armadas deixam a comunidade nas próximas semanas.

"Não significa uma retirada definitiva, esse prazo pode estender e vai estar condicionado à possibilidade do 14º BPM assumir o policiamento da área. Nós vamos continuar dando apoio ao batalhão sempre que necessário" explicou o coronel Carlos Cinelli, porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), ao DIA.

Em nota, o Comando Conjunto da Intervenção disse que a retirada das Forças Armadas dependerá da capacidade da PM assumir o patrulhamento ostensivo na região, o que pode implicar na continuidade dos militares na favela. "Essa capacitação da Polícia Militar depende de diferentes medidas de reestruturação, já em curso pelo Gabinete de Intervenção Federal", diz o texto.

O coronel Figueredo tem 48 anos, 28 deles dedicados à Polícia Militar. Com especializações em Comunicação Social e Educação Física, o novo coordenador também concluiu o Curso Superior de Polícia Integrada e possui MBA em Gestão de Segurança Pública. Dentre suas condecorações está a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembléia Legislativa a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. O oficial já atuou como secretário do Comandante Geral (2007 e 2008), chefe da Seção Administrativa do Gabinete do Comandante Geral (2008), corregedor-chefe da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária (2009) e comandante do 37º BPM (Resende) em 2011. O coronel também já integrou o projeto da pacificação, atuando como coordenador de Inteligência (2012) e Operacional (2013) das UPPs. Em 2014, assumiu o comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e no mesmo ano seguiu para comandar 18º BPM (Jacarepaguá), onde estava até então.

Já o coronel Samir deixa a coordenação da CPP após pouco mais de cinco meses no cargo. De acordo com a PM, com seu comando foi diminuído em cerca de 50% os números de vitimização policial nas áreas pacificadas, aumentou as recuperações de cargas roubadas, principalmente no Complexo do Lins e Vila Kennedy, e inspecionou presencialmente as unidades produzindo relatórios efetivos para o comando geral. O coordenador também assumiu o posto no momento de implementação do cerco policial à Rocinha, em setembro de 2017, colaborando diretamente com as ações integradas.

Com a saída do coronel Figueredo, o 18º BPM será comandado interinamente pelo tenente coronel Marcelo Bernardo, que ocupava o posto de subcomandante da unidade.

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro