Detran contra a burocratiza��o

Na quarta e �ltima reportagem de s�rie sobre mudan�as no �rg�o, O DIA mostra como o �rg�o est� utilizando novas tecnologias para atender melhor o cidad�o

Por

Luciana Esch foi a um posto do Detran, num shopping de Vila Isabel, e elogiou rapidez na entrega da carteira
Luciana Esch foi a um posto do Detran, num shopping de Vila Isabel, e elogiou rapidez na entrega da carteira -

Rio - Novas tecnologias a serviço da desburocratização. Esse é o lema de um programa da administração pública estadual criado para agilizar o atendimento a motoristas do Estado do Rio: o 'Detran resolve'. Com previsão de medidas cuja finalidade é driblar engarrafamentos na hora de requisitar um serviço, o projeto se utiliza de ferramentas digitais para criar via expressa entre o cidadão e o órgão público. É o que mostra a quarta reportagem da série do jornal O DIA sobre os efeitos da recente mudança de filosofia do departamento de trânsito.

Num estado com um contingente de mais de 7 milhões de automóveis, a intenção do Detran foi lançar mão de recursos tecnológicos tais como aplicativos, chats e portais para encurtar distâncias. Entre as primeiras medidas tomadas, está em curso a reformulação do portal do Detran, a fim de facilitar a navegação na hora de buscar uma informação ou requisitar um serviço.

Área exclusiva e chat

O portal também receberá uma área exclusiva para clientes, com direito a uma página personalizada e serviços oferecidos para quem se cadastrar. Soma-se a isso a adoção de alguns recursos modernos utilizados por empresas do setor privado, tais como chat online e serviço de teleatendimento ao cliente com sistema de reconhecimento de voz.

"Minha filosofia é trazer experiências da iniciativa privada para o órgão. É ter um Detran moderno, que entrega o serviço no tempo esperado", diz Vinicius Farah, à frente da presidência do Detran desde fevereiro de 2017.

As inovações se estendem à oferta de aplicativos. O departamento de trânsito vai disponibilizá-los para usuários de tablet, aparelhos celulares ou TV com acesso à internet. Será possível saber informações a respeito de habilitação, registro de veículos e multas; e identificação.

No caso dos celulares, o novo recurso mostra-se relevante, se levarmos em consideração pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrando que esse aparelho é o principal meio de acesso à internet, inclusive nas residências dos usuários (80,4% do total).

 

Mais comodidade e rapidez

Aos poucos, usu�rios est�o sentindo os efeitos dos novos procedimentos e tecnologias adotados pelo Detran. A professora Luciana Esch, de 41 anos, por exemplo, conseguiu receber rapidamente a carteira de identidade da filha. Ela procurou uma unidade instalada no Shopping Iguatemi, em Vila Isabel. "Foi r�pido e sem filas. Aproveitei a quinta-feira antes do feriado da P�scoa e vim ao shopping. Sabia que a carteira estava pronta havia um tempo", diz Luciana.

Outro que elogiou o servi�o prestado foi o gar�om Einar Vinicius, de 24 anos. "Vim pegar a segunda via da CNH. N�o precisei ir � sede. Foi mais c�modo", diz.

Novas op��es

PORTAL

O portal (www.detran.rj.gov.br)ser� redesenhado, a fim de tornar mais f�cil a navega��o. No site, est�o as informa��es sobre servi�os do �rg�o. Haver� �rea para clientes, com op��es exclusivas para quem se cadastrar e acesso a chat online. Teleatendimento (0800-020-4042 e 3460-4042) oferecer� sistema de reconhecimento de voz.

APLICATIVOS

O usu�rio ter�, � sua disposi��o, aplicativo do Detran no tablet, no telefone celular (sistemas operacionais Android e iOS) ou na TV com acesso � internet. Ele poder� se informar sobre servi�os de habilita��o, registro de ve�culos, multas e identifica��o.

CONSULTA A MULTAS

Servi�o de consulta a multas e � pontua��o no prontu�rio de infra��es de tr�nsito. E emiss�o de 'Nada Consta' da CNH. Recursos podem ser feitos online.

DETRAN E VOC�

Lembretes enviados por e-mail avisando sobre: vencimento da CNH e da carteira de identidade; proximidade do prazo de vistoria; agendamento e libera��o de documento de identifica��o. J� os servi�os agendados ser�o avisados por torpedos SMS, sempre na v�spera.

AUTOESCOLAS

Os candidatos a motoristas t�m acesso a um portal com informa��es sobre situa��o e performance das autoescolas.

TOTENS

Terminais para consultas, emiss�o de guias, documentos e comprovantes; e pagamentos com cart�o de d�bito e de cr�dito (em at� 12 vezes).

MENOS BUROCRACIA

Mais de 50 servi�os que eram oferecidos apenas na sede do Detran, no Centro do Rio, agora ser�o disponibilizados em quatro unidades: Am�ricas Shopping (Recreio), West Shopping (Campo Grande), Center Shopping (Jacarepagu�) e G�vea.

SENHAS

Implanta��o de sistema de senha integrada ao agendamento.

Galeria de Fotos

Luciana Esch foi a um posto do Detran, num shopping de Vila Isabel, e elogiou rapidez na entrega da carteira Marcio Mercante / Agencia O Dia
COM AJUSTE ARTE O DIA

Coment�rios

�ltimas de Rio de Janeiro