Milhares de fiéis lotam a Lapa para assistir à Paixão de Cristo

Na Rocinha, Via Sacra retratou a violência na comunidade

Por O Dia

Encenação nos Arcos da Lapa teve 36 artistas, que mesclaram canções religiosas com musicais da Broadway
Encenação nos Arcos da Lapa teve 36 artistas, que mesclaram canções religiosas com musicais da Broadway -

Rio - Fiéis se espalharam por vários pontos da cidade para participar das celebrações pela Sexta-Feira da Paixão. Nos Arcos da Lapa, um público de mais de 10 mil pessoas se reuniu na noite desta sexta-feira, para assistir ao tradicional espetáculo que retratou os últimos momentos de Jesus Cristo, da morte até a ressurreição.

A cerimônia teve início com uma procissão que saiu da Catedral. O espetáculo musical, promovido pela Arquidiocese e Cesgranrio, foi inspirado no filme 'A Paixão de Cristo' e mesclou canções religiosas com musicais famosos da Broadway, nos EUA. Foram 36 atores e cantores envolvidos.

O arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta, destacou a importância de manter a fé.

"Celebrar a Páscoa é afirmar que por mais que tentem nos sepultar e tirar nossa esperança, a Páscoa nos faz renascer", discursou para o público.

Na Paróquia São José da Lagoa, a encenação percorreu as ruas dos bairros da Lagoa e do Jardim Botânico.

Já na Rocinha, os moradores apresentaram a 26ª edição da Via Sacra, no Largo do Boiadeiro. A peça, que recebeu em 2015 o título de Patrimônio Cultural da Cidade, teve como tema a violência que assola a comunidade desde o início da guerra de facções de traficantes, no fim do ano passado.

"Tentamos ir além da violência física para falar de todas as violências que a gente sofre: a falta de saneamento básico, de saúde, de educação", apontou o diretor artístico do espetáculo, Robson Melo.

Hoje, a programação religiosa continua. A partir das 9h, terá Seminário da Arquidiocese, no Rio Comprido. Às 20h, a Vígila Pascal será realizada na Catedral.

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro