Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas na Baixada Fluminense

A operação Cartoon prendeu seis indiciados e apreendeu um adolescente, outros seis já se encontravam presos; a ação tem como alvo o tráfico na comunidade de Nova Campina, em Duque de Caxias

Por O Dia

Rio - Seis pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido na Operação Cartoon, deflagrada nesta segunda-feira. Cerca de 50 policiais civis realizam a ação de combate ao tráfico de drogas na Baixada Fluminense. A operação visa a cumprir 19 mandados de prisão preventiva e de apreensão de adolescentes infratores, além de mandados de busca e apreensão. A ação, que teve origem em investigação da 62ª DP (Imbariê), conta com agentes de diversas unidades policiais da Baixada.

Segundo a polícia, dentre os alvos de mandados, seis indiciados já se encontram presos, mas ainda assim continuam interagindo com o grupo, repassando ordens e recebendo lucros ilícitos.

Ainda de acordo com a polícia, o grupo criminoso coopta adolescentes para praticarem atos infracionais.

A operação foi desenvolvida a partir de investigação sobre a atuação do tráfico na comunidade de Nova Campina, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A associação criminosa tem como principal abastecedor de drogas e armas a comunidade da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. Os traficantes de drogas da Nova Campina também praticam roubos à mão armada na região e irradiam suas ações criminosas para bairros como Jardim Branco e Parque Paulista.

Essa conexão com criminosos da Vila Kennedy traz como consequência a atuação do grupo criminoso nos crimes de roubo e receptação de cargas. A atuação dos traficantes de drogas se estende a outras cinco regiões. São elas: Complexo do Gás; Ilha; Cantão; Sem Terra e Barro Branco. Segundo a Polícia Civil, os criminosos costumam agir próximo a escolas, o que agrava a potencialidade lesiva das ações criminosas.

 

Últimas de Rio de Janeiro