Reprodução simulada da morte de Marielle e Anderson será em maio, diz secretário

Vereadora e motorista foram mortos no mês passado. General Richard Nunes participou de desfile cívico da PM neste sábado

Por Gabriel Sobreira

General Richard Nunes, secretário de Segurança
General Richard Nunes, secretário de Segurança -

Rio - Trinta e oito dias depois do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Pedro Gomes, o secretário de Segurança Pública do Estado, general Richard Nunes, anunciou, neste sábado, que será realizada a reconstituição do crime. De acordo com o general, a reprodução simulada ocorrerá no início de maio. "Depende de um acerto técnico. É complexo fazer uma constituição como essa, inclusive com disparos reais naquela área, isso demanda uma série de preparações e também de condições meteorológicas do local porque depende disso", explica o secretário.

"Nós não podemos fazer uma reprodução em um dia com condições distintas daquela. Essa reprodução vai ajudar muito a nós compreendermos de uma maneira completa a dinâmica daquele crime e também compatibilizarmos as diferentes versões das testemunhas para que tenhamos uma visão mais completa do fato. Isso vai ajudar em muito a investigação", frisa o militar durante o desfile cívico em homenagem a Tiradentes, patrono da Polícia Militar, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã deste sábado.

General Richard Nunes no desfile cívico da PM - Fernanda Dias / Agência O DIA

Sobre a demora em uma resposta sobre o crime, o general é categórico. "A sociedade tem que entender que nós estamos trabalhando muito para investigar esse crime e é uma investigação complexa que demanda uma série de produções de provas. Então estamos em um ritmo que tem que ser dado com seriedade, serenidade, porque o que a gente precisa é chegar aos autores desse crime efetivamente levá-los a julgamento", justifica Nunes

O desfile, que não era realizado há quase dez anos, contou com participação de parte dos efetivos de todas as unidades operacionais especiais: Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope); Grupamento Aero-Móvel (GAM), que sobrevoou de helicóptero, Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Batalhão de Choque e Cavalaria.

"É fundamental que a gente resgate esse tipo de tradição porque isso faz parte da recuperação da capacidade operativa também da polícia, resgatar valores, tradições. Isso eleva a autoestima do policial militar, a corporação cresce com isso", afirma o general, acrescentando que a corporação receberá 265 viaturas na próxima quinta-feira. "Isso para nos é um sinal de que começamos realmente a dar passos efetivos para recuperar nossa capacidade", acrescenta ele.

Galeria de Fotos

General Richard Nunes, secretário de Segurança Fernanda Dias / Agência O DIA
General Richard Nunes no desfile cívico da PM Fernanda Dias / Agência O DIA
Policiais reformados cadeirantes desfilaram no Centro Divulgação
Policiais fazem desfile em homenagem a Tiradentes Divulgação

Últimas de Rio de Janeiro