Um pouco de Portugal no Rio

Durante quatro dias, Cidade das Artes terá várias atividades portuguesas de graça

Por

Pontos turísticos, como a cidade do Porto, estarão em exposição
Pontos turísticos, como a cidade do Porto, estarão em exposição -

Rio - De 17 a 20 de maio, o Rio de Janeiro terá um pedaço de Portugal na Barra da Tijuca. A Cidade das Artes será palco do Portugal 360, um mega evento gratuito com palestras, workshops, cursos e outras atividades de cultura, gastronomia, turismo, negócios, esporte, educação e lazer, ao som de muito fado, estilo musical típico português.

Na exposição, os visitantes poderão passear por uma experiência completa portuguesa, seja conhecendo novos destinos de viagens em Portugal, programas de ensino das universidades de lá, além de muito entretenimento para todos os públicos. No âmbito da gastronomia, serão oferecidos workshops de culinária, vinhos e azeites, e até intercâmbio entre chefes portugueses e brasileiros. O evento vai receber 'o Bordalo II', um dos principais ícones da arte urbana contemporânea, que faz esculturas por todo o mundo a partir do lixo e de materiais descartados.

O fado, marca registada da cultura portuguesa, também estará presente com o habitual festival, que regressa ao Rio. Para dar muita gargalhada em português, o Portugal 360 recebe ainda um dos maiores eventos do ano dedicado ao humor na língua de Camões, o 1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia. Os ingressos para as apresentações serão vendidos à parte.

A meta do evento é mostrar aos cariocas uma nova visão de Portugal desconstruindo a imagem tradicional e apresentando um país genuíno, autêntico, diversificado e moderno. A iniciativa conta com a parceria do Consulado Português no Rio, Turismo de Portugal, Instituto Camões e Câmara de Comércio Portuguesa no Rio.

"Temos recebido cada vez mais brasileiros em Portugal, seja para estudar, fazer turismo ou residir com suas famílias e eventos como esse só tendem a aumentar esse número, além de apresentar um país que não perdeu suas raízes e tradições, mas tornou-se referência em modernidade", afirmou o cônsul de Portugal Jaime Leitão.

Autoridades brasileiras e de Portugal, além de empresários, vão participar da abertura do evento, na manhã do dia 17. Após a cerimônia, as portas estarão abertas ao público.

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro