Crivella corrige cobrança de IPTU feita indevidamente a moradores do Humaitá

Pessoas que moram em comunidade do bairro receberam das mãos do prefeito novas guias

Por O Dia

O prefeito Crivella entrega novas guias de IPTU no Humaitá
O prefeito Crivella entrega novas guias de IPTU no Humaitá -

Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou neste sábado novas guias de IPTU aos moradores da comunidade Recanto Familiar, no Humaitá, Zona Sul da cidade. Os carnês anteriores tinham sido enviados com valores errados, acima da cobrança que deveria ter sido feita. Após saber da reclamação, Crivella determinou a análise do caso. Constatado o equívoco, o prefeito então orientou a revisão dos valores.

"O IPTU realmente estava errado. Erramos e estamos corrigindo. A comunidade fez uma reclamação na imprensa e verificamos. Hoje eu trouxe as novas guias, corretas, e o preço baixou para praticamente o que era no ano passado".

No primeiro carnê enviado, houve a cobrança indevida da Taxa de Coleta de Lixo (TCL). Mas a comunidade, que possui 84 imóveis (todos devidamente legalizados, com escritura e RGI), onde vivem 309 pessoas, é cadastrada como favela no Sistema de Assentamentos de Baixa Renda, do Instituto Pereira Passos (IPP). A revisão dos valores cobrados vai evitar que as famílias paguem, ao todo, R$ 33,2 mil que seriam recolhidos erradamente.

"Embora as pessoas aqui sejam humildes, a maioria pagou em cota única, mesmo com o aumento que não era o que tinha que ter sido. A boa notícia para essas pessoas é que elas vão receber de volta o que pagaram a mais", informou Crivella.

Os moradores foram orientados a ir à sede administrativa da Prefeitura, na Cidade Nova, com as antigas guias e as novas para serem restituídos. Quem parcelou o pagamento terá as cotas revistas. Os demais, que já quitaram, terão restituição do valor pago a mais.

Últimas de Rio de Janeiro