Dia D contra a gripe acontece neste sábado

A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o estado

Por O Dia

A recomendação é de que as pessoas procurem os postos dentro do prazo, já que, segundo o Ministério da Saúde, a campanha não será prorrogada.
A recomendação é de que as pessoas procurem os postos dentro do prazo, já que, segundo o Ministério da Saúde, a campanha não será prorrogada. -

Rio - Os postos de saúde dos 92 municípios do Rio vão imunizar, neste sábado, os cariocas na campanha Dia D de vacinação contra a gripe. Gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas devem ser vacinados até 1 de junho. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o estado.

O Secretário Estado de Saúde, Sérgio Gama afirma que o Dia D é uma excelente oportunidade para aqueles que ainda não conseguiram ir a um posto de saúde. "A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar e a vacina tem o objetivo de evitar que isso aconteça".

Segundo o Ministério da Saúde, as doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 7 de maio deste ano, foram notificados 263 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo seis deles causados pelo vírus H1N1 e 18 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 24 óbitos por SRAG, sendo 3 por H3N2.

A subsecretária de Vigilância em Saúde enfatiza que é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião.

 

Últimas de Rio de Janeiro