Duelo no gramado pode encaminhar campeão do evento

Queimados e Nova Iguaçu estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na classificação geral

Por Herculano Barreto Filho

O time de Guapimirim (azul) passou por Itaguaí na primeira fase
O time de Guapimirim (azul) passou por Itaguaí na primeira fase -

Queimados e Nova Iguaçu travam um duelo particular no gramado da vila olímpica de Duque de Caxias, na penúltima rodada dos Jogos da Baixada. O confronto deste domingo, que vale pelas quartas-de-final do futebol de campo sub-17, pode até encaminhar o campeão da competição. Queimados está em segundo lugar com 13 pontos na classificação geral, dois à frente de Nova Iguaçu. O líder é Duque de Caxias, com 15 pontos. Mas os resultados no handebol e no futebol podem alterar esse ranking.

A base de Queimados é formada por um projeto social mantido pelo professor Juan Pereira há seis anos no Parque Ipanema, área rural do município. Com um convênio com as categorias de base do Botafogo, o trabalho é uma das principais referências de futebol de bairro na cidade e esperança de medalha de ouro para Queimados, que só levantou o caneco da modalidade nos Jogos em 2006.

O projeto mantém cerca de 120 atletas de 8 a 17 anos, que treinam durante os cinco dias da semana. Um trabalho que se fortalece com a presença constante em competições locais. Destaque para o atacante George, um velocista de drible curto, característica herdada do futsal. "Optamos pela base desse trabalho e selecionamos outros atletas que vem se destacando na cidade", explica Juan.

Entre esses atletas selecionados, está o centroavante Wallace, revelado em um torneio local, com uma média de gols invejável. Ele balançou as redes mais de 20 vezes em apenas dez partidas. O técnico antecipa a estratégia para superar Nova Iguaçu: "São só dois tempos de 15 minutos. Se leva gol, o fator psicológico é afetado e a equipe pode entrar em desespero. A lição é manter o equilíbrio emocional e não se abalar".

NOVA IGUAÇU APOSTA NOS CONTRA-ATAQUES

Se depender da estratégia revelada pelo técnico Michel Maia, de Nova Iguaçu, o jogo será emocionante do começo ao fim. A equipe aposta nos contra-ataques em velocidade e no talento de três atletas, que atuam nas categorias de base do Nova Iguaçu Futebol Clube: o zagueiro Renan, o lateral-esquerdo Bruno e o meia Andrey. O meia Nicolas Bomfim também pode surpreender.

A base da equipe, formada por atletas revelados no Centro Educacional Senador Camará, também defendeu o município no futsal sub-17. "Temos um time que marca bem e sabe sair em velocidade no contra-ataque. A responsabilidade aumenta, porque Queimados é um adversário direto ao título da competição", argumenta Michel.