AÇÕES GRATUITAS

Por

Participação é gratuita e acontece até novembro, em todo país.
Participação é gratuita e acontece até novembro, em todo país. -

Farmácias e drogarias de todo o país retomam, este mês, campanhas de saúde temáticas com o objetivo de educar a população por meio de orientação clínica e realização de testes rápidos gratuitos. Encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a nova edição teve início ontem e vai até o próximo dia 30. O foco é voltado para as questões da obesidade, em alusão ao Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado em 31 de março.

Nos dias de evento, a população poderá solicitar aos farmacêuticos uma avaliação de peso, altura e taxa de gordura corpórea, além de receber orientações sobre hábitos alimentares. "Os profissionais estarão à disposição para medir o Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência do abdômen, medidas simples para saber se há gordura em excesso, que pode ser um sinal de perigo", ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

O sobrepeso desencadeia uma série de doenças como hipertensão, diabetes, infarto, além de problemas nas articulações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 700 milhões de adultos serão considerados obesos até 2025. No Brasil, mais da metade da população está acima do peso ideal, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

As campanhas integram o programa de Assistência Farmacêutica Avançada, que está transformando as farmácias brasileiras. "A população nos reconhece como um ponto de referência em saúde, onde encontra auxílio de forma rápida e segura para dar sequência aos seus tratamentos", explica Barreto. Os serviços clínicos nas drogarias são legitimados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, mais de 1.600 lojas oferecem o atendimento personalizado, em mais de 350 municípios, com custos acessíveis e mediante o agendamento de consultas.

As ações vão até novembro. Entre os temas, vacinação, tabagismo, asma, autocuidado, colesterol, hipertensão, revisão da medicação e diabetes. No Rio, participam as redes Venancio, Nossa Drogaria, Moderna, Pague Menos, São Paulo, Pacheco, Drogasmil, Farmalife e Drogasil.

Comentários

Últimas de Vida Saudável