DROGARIA ONOFRE

Por

A Drogaria Onofre, rede com 42 lojas espalhadas por tr�s estados e com um dos mais ativos sistemas de e-commerce do pa�s, acaba de concluir a implanta��o de um projeto de intelig�ncia de dados. Esse programa oferece � sua alta gest�o uma vis�o multidimensional e din�mica do desempenho operacional da empresa, com base no cruzamento de centenas de indicadores e sua articula��o com a estrat�gia do neg�cio.

Batizado internamente de 'Prisma', o projeto consumiu cerca de seis meses para definir o escopo das informa��es relevantes para o core-business e para a cria��o das regras de neg�cio que iriam alimentar os pain�is de informa��o anal�tica. Ap�s essa fase de conceitua��o, a Drogaria Onofre conseguiu, em apenas 60 dias, integrar uma grande massa de dados de m�ltiplas fontes, sist�micas e n�o sist�micas, em um reposit�rio unificado e compat�vel com as novas ferramentas de an�lise.

Al�m de oferecer a vis�o de desempenho individualizado de cada um dos seus 12 mil itens de portf�lio, o Prisma permite a an�lise de v�nculos envolvendo mais de 400 indicadores de neg�cios, tais como t�quete m�dio por venda ou por loja, meios de pagamento, taxa de devolu��es, n�meros de transa��es, implica��es fiscais e financeiras de transa��es, custos de frete e taxas de retorno por item.

Sincronismo

Por meio dos recursos do programa, a rede consegue tamb�m acompanhar, de forma sincronizada, os desempenhos de neg�cios no e-commerce e nas lojas f�sicas e monitorar resultados de a��es promocionais. De acordo com Joaquim Dias Garcia Neto, diretor de TI da Drogaria Onofre, a fase de planejamento demandou um tempo bastante longo nas defini��es t�cnicas e de neg�cio. "Esta defasagem tempor�ria deixava a drogaria praticamente �s cegas em rela��o a dados da opera��o. Essa ferramenta nos permitiu um grande ganho de tempo de desenvolvimento e nos processos que precisariam ser constru�dos para garantir as interfaces de informa��es desde as origens at� o reposit�rio do Prisma", afirma Garcia Neto.

Coment�rios