Detran-RJ amplia para cinco anos prazo de isenção
Nova regra da primeira vistoria só vale para carros zero quilômetro comprados no estado que não passaram por mudanças no CRLV
Por O Dia
Os donos de veículos zero agora terão mais tempo até a primeira vistoria. O anúncio foi feito nesta semana pelo Detran-RJ. A partir de agora, carros de passeio para até cinco passageiros, adquiridos no Estado do Rio, terão a isenção da checagem até completarem o quinto ano. A taxa de licenciamento anual custa R$ 139,30. Automóveis para sete passageiros continuam com o prazo de isenção de três anos.
Segundo o Detran, a concessão da isenção se baseia no entendimento dos técnicos do órgão e do Conselho Estadual do Meio Ambiente de que, devido ao avanço das tecnologias, o desgaste normal dos carros em cinco anos não compromete as condições mínimas de segurança, assim como o nível de emissão de gases.
"Se as montadoras oferecem até cinco anos de garantia em seus carros, não há razão para o Detran não aumentar a isenção de vistoria para automóveis com até cinco anos de uso", explicou o presidente do Detran, Vinicius Farah.
Entretanto, a dispensa da vistoria não elimina a exigência de emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Todos os proprietários devem agendar o serviço por telefone (3460-4040 e 0800 020 4040) ou pelo site www.detran.rj.gov.br. O CRLV poderá ser obtido sem necessidade de levar o carro ao posto de vistoria.
A isenção, porém, não contempla veículos que passarem por mudança de domicílio ou residência, transferência de propriedade, alteração de características e troca de categoria. Nestes casos, é obrigatória a expedição de um novo CRLV e o pagamento da taxa de vistoria no ato da troca. No entanto, nos demais anos, estes veículos estarão dentro das regras de isenção até terminar o prazo.
Multas no crédito
Também nesta semana, foi sancionada a Lei 7.859, que permitirá a todos os motoristas a quitação das multas no cartão de crédito à vista ou em parcelas. "O Detran negociava essa forma de pagamento com o governador, paralelamente à discussão do projeto de lei na Assembleia Legislativa, porque entende que é uma medida importantíssima para o cidadão", comentou Vinicius.
Atualmente, o Detran permite o parcelamento de multas em até 12 vezes, com juros pela Taxa Selic, acrescida de 1% ao mês. A medida foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira.