Híbrido com 21 km de autonomia
Honda Insight é uma das principais atrações da montadora japonesa no Salão de Detroit, nos EUA
Por O Dia
O Honda Insight 2019 está entre as maiores atrações da montadora japonesa no Salão de Detroit, que começou terça-feira. Com jeitão de Civic, a terceira geração do híbrido tem dois motores e autonomia de 21 km/l. Apesar de ainda ser considerado um protótipo, poucas alterações devem ser feitas no modelo antes do lançamento oficial, esperado para o final do ano. A dianteira foi inspirada no Accord.
O conjunto mecânico do híbrido será composto por um motor 1.5 I-Vtec de ciclo Atkinson, com 212 cv e propulsor elétrico responsável pela alimentação das baterias de íons de lítio. A configuração deve ficar posicionada abaixo do banco traseiro, abrindo espaço no porta-malas do modelo. De acordo com a montadora, a motorização será a mais potente da categoria nos Estados Unidos.
A autonomia de 21 km/l do modelo só foi obtida porque, na maior parte do tempo, quem trabalha para movimentar o carro é o motor elétrico. Nessa situação, o propulsor a combustão fica apenas como uma alternativa, caso a carga do Insight esteja abaixo do ideal.
Até o momento, não há previsão ou garantias de que o modelo chegará ao Brasil. Entretanto, se a proposta de eletrificação da frota da Honda tiver bons resultados nos Estados Unidos e em outros países, é possível que o híbrido apareça rodando por aqui no próximo ano.
Geração anterior
Lançado em 1999, o Insight foi o primeiro veículo híbrido norte-americano. Naquela pioneira versão, o modelo foi certificado pela EPA como o veículo mais eficiente, com uma autonomia rodoviária de quase 30 km/l, algo inovador para o momento.