Etanol: mais vantajoso para o consumidor
Com o aumento do pre�o da gasolina, combust�vel derivado da cana est� mais competitivo em casos espec�ficos
Por O Dia
O pre�o dos combust�veis tem sido alterado constantemente. Dentro deste cen�rio, propriet�rios de carros flex podem avaliar previamente alguns fatores para entender, na pr�tica, qual a melhor escolha para o bolso. Para se ter uma ideia, a diferen�a do pre�o m�dio do litro do etanol e da gasolina na �ltima semana�foi de 30%. Segundo a base de c�lculo adotada por �rg�os como Inmetro e a pr�pria ANP, este cen�rio torna o biocombust�vel da cana-de-a��car mais vantajoso�economicamente, pois nos �ltimos 12 meses o pre�o do combust�vel f�ssil subiu mais de 20%.
Segundo o professor Renato Romio, chefe da divis�o de motores e ve�culos do Instituto Mau� de Tecnologia, em trechos rodovi�rios o ve�culo � utilizado em condi��es de maior velocidade e desempenho E, em geral, o motor abastecido com etanol apresenta maior pot�ncia e torque. Isto pode ser �til em percursos que necessitam de muitas ultrapassagens ou h� muitas subidas e quando o autom�vel estiver pesado. "Entretanto, a magnitude desse aumento depende das�caracter�sticas do motor e da sua calibra��o original, que � feita pelo fabricante do ve�culo. Por isso, existem motores com resposta distinta ao uso do�etanol. Essa diferen�a pode chegar a 9% em alguns modelos", destaca o especialista.
Testes de desempenho e performance dos combust�veis feitos pelo Instituto apontam que os carros avaliados alcan�aram 75,4% em trajetos rodovi�rios e 73,1% em trechos urbanos. "Este valor tende a variar de acordo com a evolu��o t�cnica dos motores flex, percurso do ve�culo, a forma de dirigir e tamb�m, em fun��o do�teor de etanol na gasolina. � importante que o motorista conhe�a a conta do seu carro. Queremos provocar o consumidor a considerar esses aspectos e fazer sua�conta para poder tirar o maior benef�cio econ�mico poss�vel", explica o professor.
ECOL�GICO
Em tempo de maior preocupa��o com o meio ambiente e o aquecimento global, o etanol � o combust�vel mais apropriado. Segundo o consultor de tecnologia e emiss�es Alfred Szwarc, al�m de ser oriundo de uma fonte de energia renov�vel (cana-de-a��car), o biocombust�vel reduz em at� 90% a emiss�o de gases de efeito estufa se comparado � gasolina. Durante o seu ciclo de crescimento, a mat�ria-prima reabsorve estes gases, principalmente o CO2, um dos mais nocivos � sa�de humana, por meio da fotoss�ntese, processo que resulta na libera��o de oxig�nio.