Cada barulho, problema diferente

Confira os ru�dos que podem surgir nos autom�veis, indicando irregularidades nos componentes

Por O Dia

Respeitar a manuten��o preventiva dos amortecedores � garantir a seguran�a de tr�fego do ve�culo, evitando p�r os ocupantes em risco
Respeitar a manuten��o preventiva dos amortecedores � garantir a seguran�a de tr�fego do ve�culo, evitando p�r os ocupantes em risco - Divulga��o

Barulho incomum no carro � sinal de problema? Na maior parte das vezes, sim. S�o freios que assoviam, rolamentos que roncam, correias at� cantam. Na d�vida, o ideal � procurar uma oficina para fazer uma inspe��o.

Especialistas explicam que o conjunto de pe�as do autom�vel deve trabalhar em harmonia e de forma silenciosa. O barulho, portanto, pode sinalizar problemas. Segundo Eliel Bartels, engenheiro da DPaschoal, o aconselh�vel, nesse caso, ficar atento a origem dos ru�dos e em quais momentos eles ocorrem, para, na sequ�ncia, procurar a ajuda de um profissional. Confira, abaixo, as orienta��es passadas por Bartels, que citam barulhos que os autom�veis possam emitir, causas e forma adequada de corrigir os problemas.

Assovio no freio

Em alguns casos, as pastilhas trabalham assoviando. Esse ru�do geralmente vem do desgaste acentuado das pe�as do ve�culo. Quando elas s�o de m� qualidade, um efeito chamado vitrifica��o das pastilhas pode ocorrer. E, nestes casos, elas tamb�m assoviam muito quando s�o pressionadas contra os discos de freio.�Troque as pastilhas de freio de acordo com a recomenda��o dispon�vel no manual do carro.

Rangidos na suspens�o

Esse tipo de ru�do pode ser associado a diversos componentes da suspens�o, desde um simples batente protetor de amortecedor at� uma complexa caixa de dire��o, passando por, piv�s, barras, bandejas e buchas. Estes barulhos precisam de diagn�stico bem preciso. � importante procurar uma oficina que tenha�ferramentas espec�ficas para a an�lise e tamb�m para a troca das pe�as.

Estalos na curva

Som que pode surgir na hora de ester�ar e manobrar o ve�culo, na forma de um agudo e repetitivo estalo, vindo das rodas. Geralmente indica que a junta homocin�tica est� precisando ser substitu�da. "As juntas possuem uma coifa protetora de borracha que, com o tempo, pode rasgar e permitir o acesso de sujeira�nos rolamentos que, quando combinada com a graxa t�pica deste componente, gera um efeito esfoliante na pe�a, causando folga mec�nica nos alojamentos das�esferas e o barulho indesejado", comenta Bartels. Lavar o carro com produtos que agridem a borracha tamb�m podem causar a deteriora��o da coifa e�consequentemente o surgimento dos barulhos.

Pneus que cantam

Mais comum de ouvir. Acontece em geral ap�s qualquer in�cio de curva. Quem escuta de longe, pensa que o carro est� fazendo a curva a 150 km/h, quando na verdade est� abaixo de 40 km/h. O especialista esclarece que ve�culo desalinhado � a principal causa deste barulho. Fique atento caso, ap�s algum impacto mais�forte, esse barulho se intensificar. Al�m disso, vale checar o alinhamento total do carro a cada 10 mil km rodados.

Ronco do rolamento

S�o ru�dos graves e abafados, percebidos quando o carro est� em movimento e semelhantes ao barulho de um ventilador dom�stico. Geralmente, estes sons est�o associados ao desgaste dos rolamentos de roda. "� um tipo de barulho que deve ser verificado rapidamente, logo quando surgir, pois pode ser coisa s�ria",�comenta Eliel. Se houver muita folga, existe a chance de travamento e de avarias na ponta de eixo, aumentando bastante os custos para consertar, al�m dos�riscos de acidentes.

Correia grilando

Esse ru�do fica claro no momento da partida ou quando o motor acelera. Indica que a correia est� ressecada. Se a pe�a estiver dentro da vida �til indicada no manual do ve�culo, basta um spray espec�fico que o barulho vai embora. Respeita o tempo de troca do componente, especificado no manual. Al�m desta,�existem tensores de correia que podem se deteriorar e causar o afrouxamento ou maior tens�o, podendo gerar o mesmo ru�do.

Estalos do motor ou c�mbio

No momento da partida, ap�s engatar a marcha e entrar em movimento, � poss�vel notar um barulho vindo do motor. Pode ser o coxim do motor ou do c�mbio, que j� est� danificado. Este componente de metal e borracha � essencial para amortecer as vibra��es do motor e c�mbio e mant�-los sempre firmes em suas posi��es originais. Se ouvir estes estalos, procure uma oficina para verifica��o da quest�o.

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