Saiba como fazer a manuten��o do �leo

Conhe�a os tipos diferentes de lubrificantes e riscos quando a manuten��o n�o � feita dentro do prazo

Por O Dia

Troca de filtros e �leo lubrificante est�o garantidas na revis�o peri�dica do ve�culo
Troca de filtros e �leo lubrificante est�o garantidas na revis�o peri�dica do ve�culo - Divulga��o

Um óleo lubrificante é um material composto por óleos básicos e aditivos. Sua função, como diz o nome, é justamente lubrificar, reduzir o atrito entre as superfícies metálicas móveis existentes no motor.

Mas o óleo tem prazo de validade. Respeite religiosamente os prazos para a sua troca, descritos no manual do proprietário do veículo. Com o uso e o tempo, o óleo se deteriora e perde suas propriedades de lubrificação. Daí há risco de danificar o motor com o atrito entre as partes metálicas.

Completar o nível do óleo não é uma boa ideia, recomenda o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Além de você misturar um óleo novo com um óleo velho, pode ser que não lembre mais que tipo usou da última vez, e acabar misturando óleos diferentes. Caso o nível da substância esteja baixo, leve o veículo ao mecânico, pois pode ser um vazamento ou outra irregularidade.

E quando deve-se trocar o filtro? O instituto recomenda que sempre que for feita a troca do óleo. Assim você evita misturar óleo novo com resíduos de óleo já 'queimado' pelo motor.

Voltando ao manual do proprietário, o tipo do óleo que você deve usar, a quantidade de quilômetros que pode ser percorrida entre as trocas, e a quantidade depositada no motor - está tudo lá especificado.

É importante também entender as diferenças entre cada tipo de óleo. Veja abaixo suas características:

MINERAL

É o óleo obtido da separação de componentes do petróleo, sendo, portanto, uma mistura de vários compostos. Você pode rodar com ele em torno de 3 mil a 5 mil quilômetros, ou por cerca de seis meses.

SEMISSINTÉTICO

Mistura proporções variáveis de bases minerais e sintéticas. O objetivo é reunir as melhores propriedades de cada tipo, levando em consideração uma otimização de custo, já que as matérias-primas sintéticas têm alto custo agregado. Tem uma duração em torno de 6 a 8 mil

quilômetros, ou seis meses.

SINTÉTICO

É um óleo obtido por reação química - o que exige um controle maior em sua fabricação -, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeias moleculares com diferentes características físico-químicas, resultando em produtos mais puros. São os mais caros, mas duram de 10 a 12 mil quilômetros, ou seis meses.

 

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A manuten��o do componente deve ser respeitada. Ignorar a troca no momento adequado compromete a sa�de de quem usa o carro Reprodu��o Internet
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Manuten��o deve ser feita antes de pegar a estrada Divulga��o

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