De carro no carnaval

Profissionais do mercado automotivo dão dicas para quem quer adquirir um carro por financiamento

Por O Dia

Em 2017, foram vendidos 5,1 milhões de unidades financiadas, segundo o Cetip. Aumento foi de de 9,7% em comparação ao ano anterior
Em 2017, foram vendidos 5,1 milhões de unidades financiadas, segundo o Cetip. Aumento foi de de 9,7% em comparação ao ano anterior - Agência O Dia

Em meio ao momento positivo no mercado, não existe um momento certo para comprar um carro. A decisão de adquirir um veículo pode se tomada até mesmo antes da folia ou em um feriado, já que um negócio de ocasião pode surgir a qualquer momento. Os números recentes comprovam isso. Só no ano passado, foram vendidos 5,1 milhões de unidades com o uso de financiamento, segundo dados do Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) um aumento de 9,7% em comparação ao ano anterior.

Aliás, essa modalidade de pagamento está facilitando a vida dos brasileiros. "Hoje em dia, o carro pode ser o sustento de muita gente. Então, se não tiver o financiamento, a maioria não consegue comprar", comenta Roberto Lopes, diretor da Robmar. Segundo ele, o financiamento pode ser diferente para cada tipo de comprador. Pode ser feito, por exemplo, por autônomos sem renda fixa.

Jorge Vanderson, gerente de vendas da multimarcas Invicta, orienta o consumidor a procurar a melhor condição possível antes de fechar negócio. "O melhor negócio sempre vai variar de cliente para cliente", afirma o gerente. Ele explica que o serviço prestado além da venda funciona também como uma consultoria para o cliente. "Às vezes, o cliente chega na loja querendo um modelo que não cabe no orçamento dele. Nós explicamos as condições e sugerimos a melhor escolha", conta o profissional.

Para o gerente da Invicta, o futuro comprador deve sempre pesquisar todas as condições do seu financiamento, como a reputação do estabelecimento, serviço de pós-venda e se o valor da prestação e taxa de juros estão compatíveis com a sua condição financeira. Ele sugere, ainda, que os clientes pesquisem a reputação das lojas e concessionárias nas redes sociais, Google e Reclame Aqui.

Score

O score é o mecanismo utilizado pelas financeiras para decidir se é possível conceder ou não um financiamento. Os clientes não são mais avaliados por pessoas e sim por um programa de computador, que checa alguns dados, como registros públicos, material fornecido pelo próprio consumidor e comportamento de crédito. Em nota, o Serasa define o score como uma ferramenta que indica, de maneira estatística, a probabilidade de inadimplência de determinado grupo ou perfil no qual um consumidor se insere, sem afirmar que ele esteve, está ou ficará inadimplente.

Com a aprovação rápida e o carro no estoque, em algumas situações o cliente poderá, inclusive, sair da loja com o carro. Mas o prazo pode se estender. Em geral, as lojas têm uma média de uma semana para a entrega do automóvel, informa o gerente de marketing da Invicta, Ruan Mendes.

Galeria de Fotos

Em 2017, foram vendidos 5,1 milhões de unidades financiadas, segundo o Cetip. Aumento foi de de 9,7% em comparação ao ano anterior Agência O Dia
Se estiver no estoque, o veículo pode ser liberado antes da folia fotos de Reprodução Internet

Comentários

Últimas de Automania