Comida a quilo: tipicamente brasileiro

J� vi em numa mesma g�ndola, japa, �rabe, salm�o, peixe, frango e churrasco!

Por O Dia

Foto de coluna de vinho segunda
Foto de coluna de vinho segunda - Divulga��o

Rio - A comida a quilo invenção tipicamente brasileira que transformou o almoço nos grandes centros urbanos em uma experiência de globalização gastronômica. Já vi em numa mesma gôndola, japa, árabe, salmão, peixe, frango e churrasco!

Tudo começou no Rio e Sampa depois de 1980 para competir com os restaurantes de prato feito, com os buffets de preço único e com as redes de fast food. Qual a lógica do negócio?

Os alimentos prontos ficam expostos num balcão refrigerado ou aquecido e o próprio cliente se serve no estilo self-service. Certos alimentos como massas ou grelhados podem ser servidos por garçons a pedido do cliente em espaços diferenciados.Vantagens para o cliente: variedade de escolha, preço e velocidade.

E, muito importante: quem estiver querendo economizar terá sempre a desculpa que tem um compromisso dali a meia hora ... Vantagens para o dono: baixo custo de implantação; ganho em escala ( preparo dos alimentos em grandes bateladas); contratação de mão de obra menos qualificados e em menor número; capacidade de servir mais clientes ao mesmo tempo.

Ou seja, mais uma prova da minha definição de criatividade: é a inteligência posta a serviço de uma dificuldade.

 

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