Malu Mader estreia em 'Tempo de Amar'

Chegada da personagem Ester Delamare na novela terá momento climão, quando a baronesa encontrar uma ex-amante do marido

Por Gabriel Sobreira

Carolina (Mayana Moura) e Ester (Malu Mader) em 'Tempo de Amar'
Carolina (Mayana Moura) e Ester (Malu Mader) em 'Tempo de Amar' - Reprodução

Rio - Malu Mader estreia hoje em 'Tempo de Amar', da Globo. Não é uma nova personagem, mas uma "velha" conhecida do público noveleiro: Ester Delamare de Sobral, a baronesa da novela 'Força de Um Desejo', da mesma emissora.

"Guardo com carinho imenso 'Força de um Desejo". Tudo deu certo naquela novela. Recebi o convite para reviver Ester Delamare em 'Tempo de Amar' com muita alegria. Eu adoro o Alcides Nogueira e a Bia Corrêa do Lago, que escreve com o Alcides a novela, e fiquei muito feliz com a ideia", revela Malu Mader sobre o autor, que escreveu 'Força' ao lado de Gilberto Braga. "Para interpretar a Ester Delamare em 'Tempo de Amar', usei minha memória daquele tempo, o meu sentimento do que era a Ester Delamare. Tentei trazer o que há dela ainda em mim", completa.

O AUTOR

"Desde o começo da novela, eu desejava fazer uma referência à 'Força de um Desejo'. A Carolina de Sobral (Mayana Moura, que interpreta a filha de Ester) é essa ligação entre as duas novelas", explica Nogueira. "A Malu foi muito receptiva quando recebeu o convite e ficou contente. Aliás, todo o elenco ficou feliz com a participação da Malu na novela", completa.

E como foi escrever para Malu depois de 18 anos? "É sempre maravilhoso. Além de ser uma excelente atriz, Malu é uma pessoa incrível. E é uma lembrança muito boa, pois a Ester Delamare foi uma personagem emblemática e a atuação da Malu na trama foi iluminada. Essa participação é também uma homenagem à 'Força de um Desejo', que foi uma novela muito feliz", derrete-se o autor.

'FORÇA DE UM DESEJO'

Para quem não assistiu à 'Força de um Desejo', Ester Delamare era uma cortesã, que se apaixonava por Inácio de Sobral (Fábio Assunção) e é correspondida. Ela deixa a vida na corte. Mas Inácio deixa Ester para cuidar da mãe doente em outra cidade. Ester recebe uma carta falsificada do amado terminando tudo. É quando a mulher conhece Henrique de Sobral (Reginaldo Faria), sem saber que ele é o pai de Inácio. O barão fica perdidamente apaixonado pela moça e a pede em casamento. Ela aceita e quando vai conhecer a família do marido, descobre que Inácio é filho dele. No final da trama, Henrique é assassinado e Ester e Inácio ficam juntos e ela grávida.

'TEMPO DE AMAR'

Já em 'Tempo de Amar', Carolina Sobral, filha de Ester e Inácio, fará um recital e sua mãe irá prestigiar a apresentação da moça no Grêmio Estudantil. Quando Ester entra no local, ela é recebida por Conselheiro Francisco (Werner Schünemann). Ela: "Francisco. Meu bom amigo". Ele: "Que surpresa agradável, Baronesa. Depois de tantos anos". Ester diz: "Não poderia deixar de vir ouvir minha filha". O Conselheiro acompanha a baronesa até o lugar dela, que Carolina tinha deixado reservado.

CLIMÃO

É quando Emília (Françoise Forton) se aproxima e fala: "Sim, Baronesa. O seu lugar está reservado". Ester olha duro para Emília. E responde, fria: "O Conselheiro irá acompanhar-me, Emília Macedo".

O autor Alcides explica o momento climão acima. "Emília foi amante do Barão de Sobral e as duas tiverem um embate no passado por conta desse romance. Ester acha que Emília se aproximou de Carolina, filha de Ester, para chegar ao Barão, o que não é verdade", avisa.

De volta à trama, Carolina vibrará com a presença da mãe na plateia. "Muito obrigada. Dedico este recital à minha mãe, Ester Delamare de Sobral, que muito honra-me e emociona com sua presença", comemora a jovem. "Esse recital é fruto da força de um desejo. O desejo de cantar de todo o coração o nosso amado Brasil. Vamos a isso", completa a cantora, citando o nome da novela que terminou em 2000.

Emília, não satisfeita, tentará puxar papo com a baronesa e a chamará pelo nome. Mas a aristocrata corta qualquer sinal de intimidade. "Emília, embora o título não signifique mais nada para muita gente, para você serei sempre baronesa", frisa.

DESABAFO

Sem ter mais nenhum pingo de paciência, Ester desabafa diante de Emília. "Você não desiste. Quase destruiu meu casamento quando apaixonou-se, como uma ensandecida, por meu marido. Por pouco, o barão não se deixou levar, como um insensato, por seus encantos. Mas ele ficou comigo. Agora, você aproximou-se de minha filha. Que obsessão é essa, Emília? Acha que pode reconquistar o barão usando Carolina? Afaste-se de minha filha", ordena a baronesa levando a filha junto. "Vamos, Carolina. Há muitas pessoas que querem cumprimentá-la pelo seu talento e arte. Não por interesses escusos", provoca Ester, deixando Emília constrangida.

Quando questionado se teria alguma chance de Ester permanecer na trama até o final, Alcides Nogueira sai pela tangente. "Tenho certeza que os fãs da novela ficarão muito felizes com a participação dela na trama durante o recital da filha no Grêmio Cultural", desconversa.

Galeria de Fotos

Carolina (Mayana Moura) e Ester (Malu Mader) em 'Tempo de Amar' Reprodução
Vicente (Bruno Ferrari), Maria Vitória (Vitória Strada), Ester (Malu Mader) e Conselheiro Francisco (Werner Schünemann) em 'Tempo de Amar' Reprodução
Ester (Malu Mader) em 'Força de um Desejo' Reprodução

Comentários

Últimas de Televisão