Tarifa branca reduz a conta em 13%
Para não cair em armadilha e pagar mais, cliente precisa usar energia fora de período de 17h30 às 20h30
Por MARTHA IMENES
Os moradores do Município do Rio de Janeiro que quiserem ter um alívio de até 13% na conta de luz podem aderir à tarifa branca, aponta estudo da Comerc Energia, especializada em gestão de energia livre. Mas o que é a tarifa branca? É um mecanismo que cobra menos fora do horário de pico. A possibilidade de economia para quem tem consumo médio de 500 quilowatts-hora (kWh) é boa, mas os clientes devem ter atenção. Isso porque nesse modelo tem horário em que a energia sai mais cara. Para participar, é preciso entrar em contado com a concessionária e aderir ao programa.
Para evitar surpresas desagradáveis na conta de energia é preciso ficar atento ao próprio perfil de consumo, alerta a Light, distribuidora de energia que atende a cidade do Rio. O horário de ponta da concessionária vai das 17h30 às 20h30 e o intermediário das 20h30 às 22h30. Já no horário de verão vai de 18h30 às 21h30.
"O cliente precisa adotar hábitos que priorizem o consumo de energia fora dos períodos de ponta e intermediário, dessa forma o valor da conta poderá cair, se ele fizer a opção pela tarifa branca ou flexível. Mas caso contrário, vale ressaltar, que a opção pela nova modalidade poderá resultar em um aumento no valor da conta de luz", adverte a Light.
SIMULADOR
Algumas distribuidoras oferecem aos clientes um simulador para que os consumidores possam avaliar se vão ter economia ao optarem pela nova modalidade tarifária. Esse é o caso da Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica de 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Procurada pelo DIA a Light informou que "está avaliando a possibilidade de disponibilizar o simulador online para os clientes".
A opção de aderir à tarifa branca será oferecida aos poucos para os consumidores, de acordo com sua média de consumo mensal. Quem consome entre 250kWh e 500 kWh, pode aderir em 2019; e abaixo de 250 kWh, a partir de 2020.