Três concursos oferecem quatro mil vagas em janeiro

Oportunidades são para vários níveis de escolaridade. Salários chegam a R$ 16 mil

Por O Dia

Nadjelma Bichara visa vários concursos como o da Petrobras
Nadjelma Bichara visa vários concursos como o da Petrobras - Marcio Mercante / Agencia O Dia

Em meio a um período de crise econômica que o país ainda vive e de desemprego em alta, optar por se preparar para concursos públicos ainda é uma alternativa para quem está fora do mercado de trabalho e busca ocupação estável e bem remunerada. E oportunidades não faltam. Somente este mês três seleções - Petrobras, Transpetro e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) - estão com inscrições abertas para quatro mil vagas, de níveis Médio, Superior e Técnico. São cargos para contratação imediata e formação de cadastros de reserva. Os salários chegam a R$ 16,6 mil.

Como a disputa costuma ser acirrada, estar preparado é o grande desafio para quem fará as provas. Especialista em concursos, Cláudia Jones afirma uma das dicas iniciais é conhecer o perfil da banca organizadora, fazendo provas de concursos anteriores.

PARA QUEM COMEÇARÁ AGORA

Quem vai começar os estudos agora, Cláudia Jones orienta que se dê prioridade aos tópicos das disciplinas cobradas e mescle teoria com os exercícios. "Não dá tempo de fazer um aprofundamento na teoria, agora é revisão teórica com treinamento intensivo de questões", completa.

Segundo a especialista, é importante criar uma rotina de estudos que contemple as disciplinas do edital e distribuir o tempo entre todas as matérias ao longo da semana. "Não espere terminar uma matéria para começar outra", indica, e também recomenda manter o equilíbrio entre o tempo e a qualidade de vida. "Ao sentir fadiga é hora de parar ou mudar de disciplina", diz, ressaltando que o ideal é aproveitar os momentos vagos para ler mais conteúdo.

É o que tem feito Nadjelma Bichara, 55 anos, aluna do curso "Pra Passar". Ela vai tentar uma vaga para área administrativa da Petrobras e busca intercalar a rotina de estudos, de seis a oito horas diárias, com o trabalho e os momentos de descanso. Ela garante que a matéria que será cobrada nas provas já está em seu cronograma de estudos.

"Muita coisa já estudo, uma disciplina ou outra é que precisa ser reforçada com exercícios", diz.

Focada na área administrativa, Nadjelma já ficou em 12º lugar em concurso de Nível Técnico da Petrobras. "Passei, mas não fui porque era em Macaé e não era a minha área", completa. A candidata vê no novo concurso oportunidade de conquistar o cargo ideal.

Comentários

Últimas de Economia