EUA divulgam "lista de Putin", que identifica mais poderosos da Rússia

Lista havia sido exigida por uma lei aprovada pelo Congresso americano no ano passado com o objetivo de punir a Rússia pela suposta intervenção nas eleições presidenciais de 2016

Por Estadão Conteúdo

Trump chegou ao 365º dia de governo com 55,5% de desaprovação
Trump chegou ao 365º dia de governo com 55,5% de desaprovação - AFP/Brendan Smialowski

Washington - O governo dos Estados Unidos divulgou uma aguardada lista com nomes de políticos e executivos de negócios da Rússia, identificando oligarcas e os indivíduos mais influentes nos rumos do país.

A lista havia sido exigida por uma lei aprovada pelo Congresso americano no ano passado com o objetivo de punir a Rússia pela suposta intervenção nas eleições presidenciais de 2016. O governo Trump tinha até esta última segunda-feira para divulgar a lista, com o objetivo de expor indivíduos que fizeram fortuna ou ganharam poder através de suas relações com o presidente russo, Vladimir Putin. O documento foi informalmente chamado de "lista de Putin".

A lista inclui 114 indivíduos considerados pelo Departamento do Tesouro como figuras políticas. Também inclui 96 pessoas consideradas "oligarcas". Segundo o Departamento do Tesouro, cada um dos indivíduos possui uma fortuna de cerca de US 1 bilhão ou mais.

O documento não determina que os Estados Unidos imponham sanções contra os indivíduos citados.

Comentários

Últimas de Mundo & Ciência