No tempo do fotolito

Quando cheguei à fábrica, o cliente queria uma nova embalagem para seus palitos, para melhorar as vendas. A que usavam era meio cafona, mostrava os palitos abertos em círculo, numa salva de prata sobre veludo azul

Por Roberto Muylaert Editor e jornalista

-

Algumas décadas atrás, a Rádio Eldorado de São Paulo era escolhida para os anúncios dirigidos a públicos mais sofisticados.

Minha empresa de então, a Diagrama Comunicação, fazia revistas e resolveu anunciar na emissora, oferecendo "uma publicação para sua empresa, ou serviços similares".

Era uma rádio tão metida, que o próprio locutor das notícias lia o texto dos anúncios com voz grave e pausada. Não se aceitavam jingles das agências de publicidade.

Em resposta ao anúncio, recebi um telefonema de Itatiba (SP), das Indústrias A. Rela, que fazia palitos dos sorvetes e pirulitos Kibon e também palitos de dente.

Quando cheguei à fábrica, o cliente queria uma nova embalagem para seus palitos, para melhorar as vendas. A que usavam era meio cafona, mostrava os palitos abertos em círculo, numa salva de prata sobre veludo azul. Mas eles tinham trazido do exterior uma caixinha muito prática, onde o usuário tirava os palitos um a um, por um furo na parte superior da caixa. A ideia era fazer a mesma coisa com os palitos de Itatiba.

Uma recomendação foi feita pelo dono da empresa: "A marca tem de ser Gina, nome de minha mãe".

Após uma reunião com o chefe de arte, solicitei a seleção de uma mulher bonitona de 30 anos, para servir de modelo de dona de casa, passando confiança e charme. A escolhida foi Zofia Burke, polonesa radicada no Brasil, então com 29 anos.

E como fotografar uma caixinha que não existia, com a imagem da moça?

No mundo do computador e da internet é uma tarefa para poucos minutos. Naquela época, meados da década de 70, precisamos montar uma caixinha, com a foto da modelo aplicada à mão na embalagem, a partir de uma prova de fotolito. Se você não souber o que é isso, não se preocupe, não faz falta.

Era importante que os compradores da caixa de palitos entendessem que deveriam tirar os palitos um a um, por cima, e o sorriso simpático da modelo sugeria que era tudo muito fácil naquela embalagem.

Escolhi marrom-chocolate como cor da embalagem. Um fotógrafo chamado José Eduardo Corbisier clicou a modelo.

Estavam lançados os palitos Gina, que viraram sinônimo de palitos de dente até hoje.

Só que a foto da Zofia foi substituída por um desenho.

 

Galeria de Fotos

Roberto Muylaert, colunista do DIA Divulgação

Comentários

Últimas de Opinião