Mais vagas, pouca qualificação profissional
Com mercado de trabalho favorável, momento é ideal para se especializar
Por O Dia
Embora ainda discretos, os sinais de recuperação da economia devem se refletir no mercado de trabalho este ano. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte, 41% das grandes e médias empresas pretendem aumentar seus quadros de funcionários. Mas em tempos desafiadores existe a necessidade de se destacar para conquistar o tão almejado emprego. A exigência é tanta que se profissionalizar é quase uma questão de sobrevivência.
De acordo com Genilson Martins, diretor da Eurodata, em Nilópolis, as oportunidades estão mais amplas, porém o cenário é mais competitivo, mesmo oferecendo mais vagas. "A oferta qualificada de mão de obra está em crise, pois enquanto os trabalhadores dizem que está difícil encontrar boas recolocações ou se inserir no mercado, vemos que a oferta de vagas existe e muitos empresários se queixam da dificuldade de encontrar profissionais aptos para exercerem algumas funções".
Esse cenário deixa a competição mais acirrada. Então, o que é preciso para se dar bem? "É necessário se destacar para alcançar uma posição no mercado de trabalho. Porque as ofertas existem, mas o que noto é que existe cada vez mais gente disputando a mesma vagas. Ganha quem se destaca, quem é mais qualificado", acrescentou Genilson.
Com apenas 15 anos, Izabella da Silva, já está buscando formas de aumentar suas capacidades competitivas para o mercado. Ela está se profissionalizando em Administração. "Ainda não posso trabalhar, mas quero uma vaga para Jovem Aprendiz e quanto mais me especializar e fizer cursos tenho mais chance. Quando chegar a hora meu currículo vai estar mais atrativo".
A Eurodata possui mais de 20 cursos em diversas áreas. Entre eles: Informática, Hotelaria e Turismo, Desenvolvimento de Games, Administração, Web Design, Design Gráfico e Inglês, que custam a partir de R$ 139,90. A instituição tem módulos gratuitos de Informática e Administração. Para participar basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A inscrição é um 1kg de alimento. O curso fica na Praça Paulo Frontin 48, Centro, Nilópolis. Informações: 3939-9303.