Rio - A influência da mulher nas escolhas da indústria automotiva está cada dia mais perceptível. Os mimos direcionados ao público feminino deixaram de ser opcionais e passaram a ser decisivos na hora da escolha do carro novo. Hoje, a mulher representa quase 60% do público do setor. E, se levarmos em consideração o palpite na hora de escolher o carro da família, o percentual chegou a 90% dos casos ano ano passado, segundo levantamento da Navegg, empresa especializada em analisar dados da internet.
De acordo com o estudo, 58% do total de usuários que demonstram interesses por carros na web é mulher. Em meio a esse cenário, o DIA resolveu listar os cinco carros mais interessantes e procurados pelo público feminino.
FORD KA
- Superesportivo em homenagem a Ayrton Senna será uma das atrações de Genebra
- Renault Brasil inaugura fábrica de injeção de alumínio
- Saiba quais são as diferenças entre as direções elétrica e hidráulica
- Versão Touring é a nova topo de linha do Honda HR-V
- Seguro auto para mulheres pode ser 55% mais barato
- País terá novo modelo de placas a partir de setembro
Compacto, atual e bem equipado, o veículo é um dos preferidos das mulheres. Desde que ganhou sua nova identidade visual, o modelo passou a atrair ainda mais o público feminino. O visual, aliado ao baixo consumo do motor 1.0 e as suas dimensões, o tornam o carro ideal para a utilização na cidade. Sistemas que auxiliam a condução, como assistente de partida em rampa e a direção elétrica, facilitam as manobras.
Em 2014, quando foi lançada a atual geração do Ka, a Ford deixou clara a sua intenção de agradar o público feminino ao realizar um evento exclusivo para elas. Na ocasião, antes de toda a imprensa, cerca de 30 blogueiras e jornalistas participaram do test drive dos modelos em São Paulo. O Ford Ka é vendido em dez versões e seus preços variam de R$ 44.780 a R$ 57.390.
VOLKSWAGEN FOX
O Volkswagen Fox também está entre os carros preferidos do público feminino. O teto elevado, com variedade de cores e excelente pacote de itens de série o garante na lista. O hatch, que tem posição elevada de direção, é equipado com volante multifuncional, diversos porta objetos e sensores de estacionamento.
De olho no aumento da participação feminina, a montadora fez uma alteração no painel em 2009, mudando a disposição dos botões para que as peças não estragassem as unhas das motoristas. As únicas vendidas atualmente são Connect, que custa R$ R$ 49.990 (câmbio manual),e a Xtreme, de R$54.990.
FORD ECOSPORT
Não é o caso de todas as mulheres. Mas a maioria delas escolhe o carro pensando na família. O Ford Ecosport é muito bem aceito pelo público feminino por conta de sua posição elevada ao dirigir e seu espaço interno. Além disso, o modelo também possui o volante menor e ótimo espaço de porta-malas, com capacidade para 363 litros. São oito versões que contam com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo e central multimídia.
CHEVROLET ONIX
O Chevrolet Onix, carro mais vendido do país, também caiu no gosto feminino. Além de seu design atual, pesam a favor do modelo os itens de série. Ele já sai de fábrica com airbag duplo, alarme anti-furto, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, indicador de troca de marchas, vidros e travas elétricas, sistema Mylink e computador de bordo com cinco funções. O hatch tem versões a partir de R$ 47.590.
NISSAN MARCH
Outro modelo que chama a atenção das mulheres é o Nissan March. O hatch pequeno de design simples tem motor 1.0. Mas graças as suas dimensões e peso, se mantém ágil e potente. No quesito segurança e conforto, se destacam os freios ABS, controle de frenagem para situações de emergência e direção elétrica. Além disso, o compacto pode ser equipado com câmbio Xtrônic CVT, mais prático para a condução no 'anda e para' das cidades. Os preços do pequeno partem dos R$ 44.990 e podem chegar até R$ 61.790, na opção com câmbio CVT e motor 1.6.