País terá novo modelo de placas a partir de setembro

Resolução que pede a mudança para o padrão Mercosul foi divulgada no Diário Oficial da União da última quinta-feira

Por O Dia

Novas placas, padrão Mercosul
Novas placas, padrão Mercosul -

A placa padrão Mercosul foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e começará a ser utilizada pelo Brasil em setembro deste ano. Há muito aguardada, a decisão do órgão foi divulgada na quinta-feira, no Diário Oficial da União. O texto da resolução determina que carros novos deverão utilizar o novo modelo a partir de setembro. Mas o prazo final para que toda a frota esteja atualizada é até 2023.

O novo design foi desenvolvido pelo grupo sul-americano e já está sendo utilizado na Argentina e Uruguai. As novas placas terão um fundo branco e uma tarja azul na parte superior. No lado esquerdo, haverá o logo do Mercosul. Do lado direito, a bandeira da federação. E no centro da tarja azul, o nome do país. Além disso, abaixo da bandeira, ficará a identificação do estado e da cidade. Segundo a resolução do Contran, todas as placas terão sete caracteres alfanuméricos estampados em alto relevo. A combinação aleatória das letras e números será fornecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Hoje, a identificação é formada por três letras e quatro números. O tamanho das placas segue igual (40 centímetros de comprimento por 13 de largura).

Ao contrário do que é praticado hoje, quando o fundo das placas muda de cor para identificar o tipo de veículo (comercial, diplomático, teste, etc), o que mudará no novo sistema é a cor das letras e números. O fundo permanece branco. Cor preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para veículos comerciais e verde para os que estiverem em teste. Diplomáticos usarão o dourado. Os colecionadores serão identificados pela cor prateada. É o fim da popular placa preta.

Itens de segurança estarão presentes na nova identificação. Para evitar falsificações e clonagens, as placas terão chip, marca d'água com o nome dos países que compõem o grupo grafadas na diagonal e código de barras bidimensional (Qr Code). A justificativa do órgão para a mudança é que o novo sistema irá padronizar e facilitar a identificação dos veículos que circulam nos países sul-americanos. Além disso, a mudança ajudará no controle sobre infrações dos veículos.

Aprovada em 2014, a placa padrão Mercosul lembra o sistema utilizado na Europa. O modelo era requisitado pela Argentina, que já estava no limite do seu sistema de identificação. No Brasil, segundo o Denatran, a mudança aguardava a criação um sistema de integração dos registros para todos os países do Mercosul.

Galeria de Fotos

Novas placas, padrão Mercosul Divulgação
Novas placas, padrão Mercosul Divulgação
Novas placas, padrão Mercosul Divulgação

Comentários

Últimas de Automania