A Toyota lan�ou a linha 2019 do Etios hatch e sed�. Conforme havia determinado, a montadora lan�a as novas vers�es do modelo com mais itens de seguran�a j� de s�rie. Com pequena varia��o nos pre�os se comparado a linha 2018 (pouco mais de R$ 1 mil), a novidade tem pre�os que partem de R$ 47.270 na configura��o X-STD 1.3 e v�o at� R$ 67.290 na Platinum 1.5 autom�tico do hatch, valores que passam a R$ 52.110 e R$ 71.150 nas mesmas configura��es do sed�.
Mais seguro, o modelo � equipado de entrada com controle de estabilidade, chamado pela marca Vehicle Stability Control (VSC), de tra��o e assistente de partida em rampa, que evita o recuo do carro denominado de Hill-Start Assist Control (ou HAC na sigla). Com baixo interesse do p�blico, a vers�o Cross do hatch foi descontinuada na nova linha. Outra novidade � a mudan�a de nome da vers�o topo de linha, chamado agora de X-Plus e n�o XS, como era anteriormente.
Essa vers�o mais cara � equipada com motor 1.5, traz rodas de liga leve de 15 polegada e repetidores de seta nos retrovisores, que n�o existiam na linha 2018. No visual, apenas pequenas mudan�as. A grade da dianteira mudou para a cor preta, combinando com a m�scara negra aplicada nos far�is. Vale ressaltar que as mudan�as n�o est�o presentes na vers�o de entrada X-STD, que s� ser� vendida para frotistas.
MOTORIZA��O SEM NOVIDADES
Na motoriza��o, nada mudou. A linha 2019 vem equipada com os mesmos propulsores 1.3L e 1.5L com duplo comando de v�lvula, ambos 16V Flexfuel, que geram de 98 a 107 cavalos e de 13 a 14 quilos de torque, respectivamente. Dependendo da vers�o, os conjuntos podem ser combinados a um c�mbio manual de seis marchas ou autom�tico de quatro marchas. Os motores s�o fabricados na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP). O sistema de suspens�o e freios do modelo segue igual na nova linha.
A vers�o X � equipada com dire��o el�trica assistida progressiva (EPS), ar-condicionado e abertura interna do porta-malas no sed�. No hatch, a abertura � el�trica, al�m de trava e vidros el�tricos nas quatro portas, com op��o de um toque. A vers�o tem alarme de advert�ncia para portas abertas vidros dianteiros e traseiros com acionamento el�trico, travas el�tricas, bem como os obrigat�rios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.
A vers�o X-Plus adiciona os seguintes itens: roda de liga-leve 15 polegadas, r�dio MP3 com conex�o Bluetooth, auxiliar e USB, volante multifuncional com controle de velocidade de cruzeiro (vers�o autom�tica), controle de �udio e do computador de bordo. Al�m de difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmiss�o cromados.
Na vers�o XLS, al�m dos itens citados nas anteriores mais novo desenho da roda 15, multim�dia com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones, far�is de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, volante e bancos em couro. A vers�o topo de linha Platinum est� equipada com todos os itens da vers�o XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo, manopla de c�mbio em couro, detalhe cromado na grade, aerof�lio (na vers�o sed�), tapetes de carpete e sistema multim�dia Toyota Play, com �udio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e c�mera de r�.
Devido ao baixo custo de revis�o, o modelo tem atra�do bom p�blico. Segundo a Toyota, at� os 60.000 km, o valor total gasto com revis�es � de pouco mais de R$ 2.800,00, um dos menores do mercado.