Rio - Depois da McLaren com o Senna, outra montadora investe no nome de um multicampeão da Fórmula 1 para batizar um superesportivo. Trata-se do Brabham BT62, desenvolvido pelas mãos do próprio ex-piloto Jack Brabham. O lançamento aconteceu na quarta-feira, em Londres. No entanto, o 'brinquedinho' não é para qualquer um. Sem contar os impostos, o modelo custará a partir de um milhão de euros (cerca de R$ 4,9 milhões).
Não custa lembrar que Jack Brabham foi o fundador da escuderia britânica que também leva o seu nome em 1961. A bordo de máquinas assinadas pela marca, o brasileiro Nelson Piquet conquistou dois dos seus três títulos na maior competição de automobilismo, a Fórmula 1, em 1981 e 1983. Um passado glorioso, sem dúvida. Mas, para competir entre as fabricantes de automóveis, não bastou o peso da escuderia. Também foi necessário muito investimento.
O Brabham BT62 tem motor V8 de 5,4 l aspirado, que rende 710 cv de potência e 67,8 kg de torque. Para controlar a força gerada pelo propulsor de tração traseira, o conjunto foi acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades com opção de trocas por aletas atrás do volante.
O modelo tem 972 kg sem combustível. Isso é bem menos do que os quase 1.200 kg do seu principal concorrente, o McLaren Senna. Além disso, o carro é equipado com uma suspensão adaptativa. As molas e amortecedores do sistema são da Öhlins, tradicional marca de suspensões. O baixo peso foi garantido pela utilização de fibra de carbono. O modelo chega a ser mais leve do que um Fiat Uno (1.057 kg).
No quesito segurança, o Brabham BT62 utiliza tecnologia chamada CFD, que utiliza uma estrutura tubular metálica em volta da cabine. O sistema reduz o peso, mas garante a rigidez necessária para um melhor desempenho.
No entanto, o interessado em adquirir essa potência só poderá utilizá-la em pistas. O bom é que a marca também disponibilizará um curso de pilotagem profissional. Serão vendidos apenas 70 unidades em homenagem aos 70 anos da primeira corrida realizada de Jack Brabhan.